Preceptores de enfermagem são capacitados na Uema

Por em 28 de fevereiro de 2013

A Pró-Reitoria de Graduação (PROG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM) realizou, na tarde de ontem (27), no auditório do prédio do Curso de Zootecnia da Uema, a I Oficina de Capacitação de Preceptores de Enfermagem.

A capacitação foi realizada pelas enfermeiras, Ana Tereza Oliveira Joaquim e Myrela Neiva, que são as supervisoras do estágio curricular.  O objetivo da I Oficina foi sistematizar atividades e padronizar as ações dos preceptores durante o estágio curricular obrigatório dos alunos do Curso de Enfermagem do 8º período dos Centros de Estudos Superiores de Bacabal, Balsas, Grajaú e Santa Inês, que iniciarão seus trabalhos no dia 18 de março.

Foram selecionados 20 enfermeiras, que irão acompanhar os 79 alunos do Curso de Enfermagem, distribuídos em grupos de quatro alunos, que desenvolverão o estágio curricular obrigatório de alta complexidade, de março a julho

As áreas a serem alcançadas serão: Enfermagem da Saúde do Adulto; Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem da Saúde da Mulher e do Recém-nascido; Urgência e Emergência; Administração em Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Perioperatório.

No dia 04 de março, a PROG irá recepcioná-los, a partir das 14h, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), com a presença da presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Célia Resende.

Na tarde de hoje (28), a I Oficina capacitará o segundo grupo de preceptores.  Conforme explica a chefe da Divisão, Conceição de Maria Neiva Pachêco, “a Divisão Estágio e Monitoria implantará o manual de estágio com o objetivo de padronizar as atividades e sistematizar as ações. A prioridade deste momento é compartilhar as informações”.