Abruem e Câmara dos Deputados instalam Frente Parlamentar Mista

Por em 9 de março de 2013

Por iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), a Câmara dos Deputados instalou, na tarde da última quarta-feira (6), no Plenário 1 do Anexo 2, em uma solenidade bastante concorrida, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais.

A mesa de autoridades foi presidida pelo deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) e contou com a presença do senador Inácio Arruda (PC do B-CE), do presidente da Abruem, reitor João Carlos Gomes, do vice-presidente da Abruem, reitor Carlos Fernando Calado, do reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, da deputada Rosinha da Adefal (PT do B-AL), do deputado Waldir Maranhão Cardoso (PP-MA), e da deputada e professora Dorinha Seabra (DEM-TO).

Além de deputados de diversos partidos e reitores, estiveram presentes também no evento, o pró-reitor de Administração da Uema, Walter Canales Sant’Ana, a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa e as assessoras da Reitoria/Uema, Maura Cléia de Araújo e Lúcia Brandão.

A instalação da Frente Parlamentar, que tem como presidente o deputado Cleber Verde, foi considerada um ato histórico no parlamento brasileiro, e objetiva, entre outros, encontrar meios de garantir recursos sistemáticos para as Universidades Estaduais e Municipais, com vistas a uma maior expansão de oferta da educação superior em todo Brasil.

Para o deputado Cleber Verde, a Frente Parlamentar Mista é uma iniciativa que agrega deputados e senadores que, em conjunto com a Abruem, vai discutir com o Governo Federal a importância da educação superior publica brasileira, desenvolvida por essas universidades, e, além disso, mostrar sua responsabilidade nesse processo, de forma que possa contribuir financeiramente, por meio do orçamento da União.

O deputado ainda fez questão de informar que a intenção da Frente é alocar recursos, que sejam disponibilizados para melhorar a educação pública. Segundo ele, cada reitor, a exemplo do professor José Augusto Oliveira, do Maranhão, deve manter o diálogo com as bancadas para esse entendimento. Ou seja, sensibilizar o Governo Federal para, além do muito que está sendo feito na área do ensino, atender este, que é um pleito da Frente e da Abruem.

E concluiu: “Eu quero parabenizar cada reitor, cada representante de universidade aqui presente, porque nunca vi tanta representatividade política em uma reunião desta natureza nesta casa”.

Ao se manifestar durante a reunião, o reitor José Augusto Oliveira, disse: “Eu julgo o dia de hoje como muito importante, histórico, porque já posso vê resultados extremamente positivos para as Universidades Estaduais e Municipais. Com esse encontro, a educação brasileira dá mostras de que pode avançar muito mais no cenário nacional”, ressaltou.

Para o presidente da Abruem, a Frente Parlamentar visa apoiar o fortalecimento das Universidades Estaduais e Municipais e aprimorar a legislação na luta pela captação de recursos. Ele informou que são 181 Universidades Estaduais e Municipais, o que representa 63,7% das instituições públicas de ensino superior no país. Conforme explicou, essas instituições realizam enormes esforços orçamentários e financeiros para se manterem numa modalidade de educação, que é constitucionalmente de responsabilidade da União. "A instalação dessa Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Estaduais e Municipais brasileiras é de suma importância para o crescimento do ensino superior no país. Estão de parabens os deputados e senadores que, sem dúvidas, estão dando uma grande contribuição para essas instituições de 22 estados da federação", refletiu o presidente.

A Abruem é um segmento de ensino superior público do país, que congrega hoje 40 universidades em 22 estados brasileiros, e conta com uma população de aproximadamente 693 mil alunos regularmente matriculados.

Foi criada por ocasião do XII Fórum de Reitores na cidade de Maringá-Paraná, em outubro de 1991. No mesmo Fórum, foi aprovado o Estatuto, que a define como uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília.