CCSA recepciona estudantes de Direito e do CFOPM


Por em 19 de março de 2013



 

Na manhã desta terça-feira (19), o auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi palco da recepção dos estudantes do 1º período letivo dos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e de Direito.

As atividades de acolhimento acadêmico, organizadas pela direção do CCSA, foram marcadas pela participação expressiva de alunos e professores do referido centro.

Na composição da mesa diretora dos trabalhos estiveram presentes o reitor do Uema, José Augusto Silva Oliveira; o promotor de Defesa do Consumidor, Dr. Carlos Augusto da Silva Oliveira; o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro de Carvalho; o professor Flávio Trindade, representando o diretor do Curso de Direito, Francisco Pinto.

Em seu pronunciamento de boas-vindas aos calouros, o reitor José Augusto Oliveira destacou o desafio da instituição em recepcionar novos alunos a cada período letivo, visto que está presente em todos os quadrantes do estado. “Sejam não apenas estudantes, mas construtores de uma universidade melhor. Construam uma trajetória de sucesso nessa universidade, deixando um legado positivo às futuras gerações”, pontuou.

Para proferir a palestra magna intitulada “Defesa do Consumidor: dever do estado e exercício da cidadania”, foi convidado o promotor de Defesa do Consumidor, Dr. Carlos Augusto da Silva, especialista em Direito Civil.

Em um clima de descontração, o palestrante, deixando de lado algumas clássicas abstrações normativas, típicas do Direito, abordou, de forma didática e pedagógica, a temática proposta.

O promotor fez uma abordagem sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ressaltando os dispositivos legais que garantem o direito do consumidor. Para ele, do ponto de vista jurídico, “a defesa do consumidor é dever do Estado”, assegurou.

Logo após a esclarecedora palestra, houve um espaço para o diálogo acerca do tema em análise, em que o público teve a oportunidade de elucidar algumas dúvidas, que foram prontamente respondidas pelo palestrante.

Quanto à palestra, a caloura de Direito Thaís de Sousa Damasceno Costa afirmou que, “o tema foi abordado de uma maneira bastante didática, sendo que o palestrante deixou em evidência alguns direitos e deveres que se estabelecem na relação de consumo, que devem ser do conhecimento de todos os consumidores”.

O diretor José Antônio Ribeiro, oportunamente, agradeceu a presença do promotor Carlos Augusto Oliveira, de professores e de alunos. E, também, falou da importância das atividades acadêmicas, que objetivam o estreitamente de vínculos entre os cursos que integrantes o CCSA.  



Últimas Postagens