Cesti comemora Dia Internacional da Mulher


Por em 11 de março de 2013



Na última sexta-feira (08), o Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), comemorou o Dia Internacional da Mulher*, realizando uma confraternização que reuniu as servidoras do Centro.

Segundo a diretora do Cesti, Edite Sotero Leal, a homenagem prestada às servidoras é uma forma de reconhecer a importância da presença feminina na instituição. “O Cesti se orgulha em ter um grande percentual de mulheres  compondo seus quadros nos diversos níveis, mostrando cada vez mais o valor dessa contribuição no mundo do trabalho”, afirmou Edite.


* O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas, por meio de um decreto, em 1975, em homenagem as operárias que morreram carbonizadas em uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, no dia em 08 de março de 1857.

Essas mulheres faziam uma grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho, tais como, redução da carga horária, equiparação de salários com os homens pelo mesmo tipo de atividade executada, bem como tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Em decorrência dessa reivindicação, 130 tecelãs morreram, após serem trancafiadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Anos depois, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março entraria para a história mundial como o Dia Internacional da Mulher.


 

 



Últimas Postagens