Equipe do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática comemora 15 anos de atividades

Por em 20 de março de 2013

Pesquisadores do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebraram, na noite de ontem (19), 15 anos de plena atividade, com a realização de uma festa no hall do prédio do Curso de Ciências Biológicas.

Participaram da comemoração pesquisadores, alunos, docentes e servidores da Universidade, que reconhecem o Laboratório como um espaço de construção coletiva do conhecimento científico, que há uma década e meia tem contribuído, por meio de suas pesquisas, com o desenvolvimento do Maranhão.

Iniciada desde 1998, sempre sob a coordenação geral da professora Zafira da Silva de Almeida, a equipe de pesquisadores atuava em um espaço cedido na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Anos depois, o Laboratório foi transferido para a Uema. E só em 2009 veio a contar com a estrutura que tem hoje, quando foi inaugurado o LabPEA.

Por isso mesmo, explica Zafira, “o que comemoramos são os 15 anos de produção científica; o tempo em que contabilizamos 170 estagiários e seus 170 trabalhos desenvolvidos nas 4 linhas de pesquisa que o espaço agrega; os 20 projetos seniores aprovados; os 20 artigos publicados em conceituadas revistas nacionais e internacionais; 4 livros e 18 capítulos de livros organizados; várias premiações; e tantas outras realizações ao longo desse período”, elencou.

Além de atuarem na pesquisa, os membros do Laboratório também realizam a extensão universitária, e contam com o envolvimento de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências/Biologia e Engenharia de Pesca. Segundo Zafira Almeida, todos que por lá passaram deixaram sua contribuição, e mesmo não estando mais permanentemente ligados ao LabPEA, com ele não perdem o vínculo.

Atualmente, a equipe do Laboratório é formada por 5 professores orientadores, dos quais 3 são professoras doutoras efetivas da Uema, Nayara Barbosa Santos, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta e Marina Bezerra Figueiredo; e os outros 2 são pesquisadores colaboradores da UFMA, Jorge Luiz da Silva Nunes e Nivaldo Magalhães Piorski.

A equipe conta ainda com 40 estagiários de pesquisa científica, sendo 16 bolsistas e 24 voluntários; e 3 estagiários de extensão, que conjuntamente desenvolvem vários projetos, a exemplo do intitulado “Diversidade e cadeia produtiva de peixes em lagos da Baixada Maranhense”, da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Mais sobre o LabPEA – O Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática nasceu disposto a ser referência na Universidade Estadual do Maranhão, contribuindo para o desenvolvimento científico do Estado.

Trabalha com as linhas de pesquisa: Gestão de Recursos Pesqueiros em Ambientes Marinho e Lacustre; Educação Ambiental em Comunidades de Pescadores/as.; Reprodução de Organismos Aquáticos; e Bioindicadores e biomarcadores de contaminação aquático.