Gestores municipais recebem capacitação sobre o PAR na Uema


Por em 26 de março de 2013



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciou, na manhã desta terça-feira (26), no auditório do UemaNet, uma capacitação com secretários municipais de Educação e equipes locais de 72 municípios maranhenses, objetivando apresentar os processos metodológicos de construção do Plano de Ações Articuladas – PAR 2011/2014, e orientar quanto às perspectivas de ajustes com base no cenário atual de cada municipalidade.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do reitor José Augusto Silva Oliveira, que dividiu a mesa de autoridades com a articuladora institucional do PAR, Eliza Flora Muniz; com o prefeito de Humberto de Campos, Raimundo Nonato dos Santos; e com o coordenador geral do UemaNet, professor Antonio Roberto Serra.

Em sua fala, o reitor José Augusto declarou que “o PAR veio concretizar o compromisso que a Uema tem com o Estado do Maranhão e com os seus municípios”.

Segundo a professora Elisa Muniz, essa reunião vai aprimorar o conhecimento dos secretários de educação e técnicos sobre todas as diretrizes do Plano. A articuladora institucional explicou ainda que as ações do PAR já foram iniciadas, porém, como houve mudanças de gestão nos municípios este ano, faz-se necessário um melhor acompanhamento dessas ações por parte dos novos gestores.

O prefeito Raimundo Nonato dos Santos, que está iniciando a sua gestão em Humberto de Campos, concorda com essa necessidade e achou importante o aprimoramento oferecido pela Uema. “É importante que conheçamos melhor o PAR, a fim de buscarmos um ensino de boa qualidade à população do nosso município", disse o prefeito.

A programação do Encontro de Gestores Municipais acontece nos períodos matutino e vespertino, estendendo-se até amanhã (27), quando outro grupo de mais 74 municípios também participará do evento. Desse modo, durante dois dias, gestores de 146 municípios receberão mais informações acerca desse importante instrumento de diagnóstico e planejamento que é o PAR.

O PAR – O Plano de Ações Articuladas, instituído pelo Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007, é um programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, cujo objetivo é fortalecer políticas para a melhoria da educação básica pública. A adesão voluntária ao compromisso gerou o comprometimento dos entes federados com 28 diretrizes e com metas estabelecidas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 



Últimas Postagens