NEB lançara livro sobre meliponicultura maranhense


Por em 13 de março de 2013



 

No dia 22 deste mês, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Estudos Biológicos (NEB), realizará o lançamento do livro intitulado “25 Anos de Pesquisas sobre Abelha Tiúba – Melipona fasciculata.

 O evento acontecerá às 15h, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), e contará com a participação de professores e estudantes da instituição.

A obra, organizada pelos professores José de Ribamar Silva Barros e Eleuza Gomes Tenório, compreende um resumo de 36 monografias e trabalhos de conclusão de curso, 15 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e 3 patentes desenvolvidas no Maranhão. Estes estudos foram realizados por diferentes cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino de superior e pesquisa, ao longo dos últimos 25 anos.

 Os trabalhos científicos supracitados têm a abelha tiúba e os produtos da colônia como objetos de estudo. No livro são apresentados estudos sobre biologia, desenvolvimento, comportamento, reprodução, genética, aspectos do manejo produtivo, levantamento da flora, ecologia, análises físico-química dos produtos da colônia, bem como a sua utilização destes como biofármacos.

Segundo a professora Eleuza Tenório, a obra também presta homenagem a um exímio pesquisador da apicultura, Warwick Estevam Kerr, considerado o maior especialista em genética de abelhas do mundo.  

“Documentamos a importante do ilustre cientista Warwick Estevam Kerr pelo Estado do Maranhão e a evolução das pesquisas, a partir das sementes lançadas por ele, da necessidade de aumentar rendimento das colônias, do manejo adequado e da busca do mercado dos produtos da colônia”, finalizou Tenório.

 

 



Últimas Postagens