Pesquisadores lançam livro sobre abelha Tiúba e homenageiam Warwick Kerr


Por em 25 de março de 2013



O evento ocorreu na tarde da última sexta-feira (22), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Estiveram presentes o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo; o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São  Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão, João Batista Martins; a diretora do Centro de Ciências Agrarias (CCA), Francisca Neide; o coordenador Geral do UemaNet, Roberto Serra; a professora do Departamento de Zootecnia,  Eleuza Gomes Tenório, além de professores  alunos e convidados.

O livro “25 Anos de Pesquisas Sobre a Abelha Tiúba Meliponafasciculata no Maranhão” reúne vários estudos e homenagem ao estimado professor Warwick Estevam Kerr, considerado um dos maiores especialistas em genética de abelhas do mundo, responsável pela pesquisa de abelhas no Maranhão.

Na oportunidade, o professor José Augusto destacou a grande importância do professor Kerr, que de acordo com ele, foi capaz de propiciar desenvolvimento para todos, sendo uma grande referência nacional e internacional, que conseguiu disseminar conhecimento, e mesmo depois de sua partida para outro estado, demostrou sempre compromisso e interesse pela Uema, deixando seu legado na Academia.

O secretário Cláudio Azevedo ressaltou, por sua vez, o avanço da Meliponicultura no estado e da qualidade do mel, reconhecido dentro e fora do país. Ele falou, especialmente, sobre a safra de mel em 2012, que com todos os problemas causados pela estiagem, que atingiu todo o estado, registrou uma produção de 2,5 mil toneladas, e, ainda, sobre o Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado na Cidade de Gramado- RS, no qual o mel da abelha Tiúba do Maranhão foi escolhido como o melhor mel de abelha sem ferrão produzido no Brasil.

O Superintendente João Martins ponderou sobre a contribuição do cientista no estado, destacando a relevância do antes e do depois da passagem do professor Warwick Kerr na Universidade, além de salientar o quanto o evento era importante, pois segundo ele, “Políticas Públicas são conversadas a partir de momentos como esses”.

A professora Eleuza Gomes Tenório Pacheco, uma das organizadoras do livro, explicou que a publicação não é destinada apenas para a comunidade acadêmica, mas também ao produtor apícola, como fonte de conhecimento da atividade. São ao todo 36 monografias, 15 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e 3 patentes.

Houve, ainda, a palestra do professor Espencer Soares, da Universidade do Estado de São Paulo, em Ribeirão Preto, que apresentou a trajetória e contribuição de Warwick Kerr nas pesquisas feitas no Maranhão.

Sobre a Abelha Tiúba – A Meliponafasciculata, popularmente conhecida como Abelha Tiúba, ocupa um lugar de destaque dentre as abelhas sem ferrão mais promissoras para a produção de mel no Brasil. É criada em quase todo o Estado do Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, e representa um importante papel econômico como fonte de renda e qualidade de vida para agricultores familiares. Encontrada no Maranhão, Pará e Piauí, a Tiúba é uma abelha nativa, indígena, e tem explorados sua produção de cera, mel e geoprópolis (usado para tratamentos dentários).



Últimas Postagens