Professor do Cessin defende tese na UnB

Por em 18 de março de 2013

No dia 15 de março, o professor Severino Vilar de Albuquerque, do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (Cessin), defendeu a tese de doutorado intitulada “Formação continuada de professores no estado do Maranhão: do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) ao Plano de Ações Articuladas (PAR)”.

A tese defendida pelo professor Severino, que teve como orientadora a professora doutora Marília Fonseca, vincula-se à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

O estudo investigou a implementação da atual política do MEC para a Educação Básica, com ênfase nas ações de formação continuada de professores, desenvolvidas por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) em três municípios maranhenses.

No final da sessão de defesa da tese, que durou aproximadamente cinco horas, a banca examinadora destacou a relevância do estudo, concluindo com a aprovação e conferindo ao professor Severino o grau de doutor em Educação.

Compuseram a Banca de defesa da tese os professores Marília Fonseca, Benigna Villas Boas, Célio da Cunha, Bernardo Kipnnis, Regina Cestari e Mirza Toschi.

Segundo o professor Severino, os estudos realizados no doutorado, bem como o título alcançado, trarão significativas contribuições para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no âmbito da Uema, particularmente na área de abrangência do Cessin.

Além disso, o professor ressaltou a posição estratégica que a Uema ocupa para elevar os indicadores de desenvolvimento humano no estado do Maranhão, onde a pesquisa, a extensão e o ensino de qualidade constituem condição basilar para que esse objetivo seja alcançado.