PROG realiza recepção aos acadêmicos do Curso de Enfermagem para Estágio Curricular

Por em 5 de março de 2013

A Pró-Reitoria de Graduação (PROG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM) realizou, na tarde de ontem (04), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a recepção aos estudantes do Curso de Enfermagem dos Centros de Estudos Superiores de Bacabal, Balsas, Grajaú e Santa Inês, que realizarão estágio curricular obrigatório de alta complexidade em São Luís.

Participaram da solenidade a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; a chefe da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM), Conceição de Maria Neiva Pachêco e a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Célia Resende. Além das enfermeiras, Ana Tereza Oliveira Joaquim e Myrela Neiva, que serão as supervisoras do estágio curricular; representantes da Vice-Reitora; da Pró-Reitoria de Administração (PRA) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

O objetivo do evento foi preparar os alunos para a realização do estágio, oferecendo suporte técnico para que possam fazer um trabalho bem organizado. Aproximadamente, 79 estudantes foram informados sobre como desenvolver o estágio, os campos de atuação, os hospitais conveniados e como preencher as fichas e os formulários para a composição do relatório de estágio.

“A Divisão Estágio e Monitoria implantará o manual de estágio com o objetivo de padronizar as atividades e sistematizar as ações. A prioridade deste momento é compartilhar as informações”, afirma a chefe da Divisão, Conceição de Maria Neiva Pachêco.

Os alunos do curso de Enfermagem do 8º período dos Centros iniciarão seus trabalhos no dia 18 de março e contarão com o acompanhamento de 20 enfermeiras, distribuídas em grupos de quatro alunos, que desenvolverão o estágio curricular obrigatório, de março a julho, de alta complexidade.

As áreas abrangidas serão: Enfermagem da Saúde do Adulto; Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem da Saúde da Mulher e do Recém Nascido; Urgência e Emergência; Administração em Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Perioperatório.