Reitor da Uema ministra palestra em Aula Inaugural do CFO-PM

Por em 18 de março de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou, na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, a Aula Inaugural da 19ª turma do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (CFO-PM).  A turma é formada por 26 cadetes, dentre homens e mulheres.

O CFO-PM é fruto de um convênio de mútua cooperação técnico-científico celebrado entre as referidas instituições, visando à formação de oficiais da PMMA.

Na solenidade de acolhimento dos acadêmicos, compuseram a mesa diretora dos trabalhos o reitor José Augusto Silva Oliveira; o subcomandante geral da Polícia Militar, Cel. Edilson Moraes Gomes; o diretor da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), ten. cel. Raimundo de Jesus Silva; o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, Herber Costa; o diretor do Colégio Militar 2 de Julho, Maj. Cláudio Bezerra; o subchefe do Estado Maior, Cel. Augustinho Gonçalves; e a diretora do CFO-UEMA, Vera Lucia Bezerra dos Santos.

Na oportunidade, o subcomandante Edilson Morais Gomes desejou aos cadetes boas-vindas à Corporação e fez um resgate histórico sobre a APMGD, enfatizando as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, para a formação de oficiais da PMMA, que tinham que recorrer a outros estados da Federação para o ingresso no oficialato.

“Desde os últimos 20 anos, como resultado de um convênio firmado entre PMMA e UEMA, nossos oficiais são formados em nosso próprio Estado, atendendo às necessidades sociais de formação no contexto da realidade maranhense”, asseverou.

Quem também demonstrou satisfação pela parceria exitosa entre as instituições foi o reitor José Augusto Oliveira, que aproveitou o momento para desejar boas-vindas aos novos ingressantes. “Sejam todos bem-vindos à UEMA e saibam que nossa missão é servir à sociedade. A instituição recebe seus novos membros de braços abertos, com a convicção de que a passagem por essa Universidade será uma referência positiva na vida de cada novo acadêmico, tanto no presente quanto no futuro. Desejamos a todos uma excelente formação profissional”, ressaltou.

O reitor falou ainda sobre o processo de interiorização da Universidade, que visa o atendimento das demandas do Estado por educação superior de qualidade, tanto na modalidade presencial quanto a distância, além dos cursos técnicos profissionalizantes que, desde 2012, estão sendo oferecidos pela instituição.

Oportunamente, o ingressante do CFO-PM, Joed Pereira dos Santos, também falou de suas expectativas em relação ao curso. “Apesar de saber que enfrentarei dificuldades, minhas expectativas são as melhores tanto em relação à Uema quanto à própria Corporação. O CFO-PM é um curso altamente requisitado e reconhecido pelo Ministério da Educação, tudo isso só aumenta meu otimismo”, afirmou o acadêmico.

Na ocasião, o reitor proferiu a palestra intitulada “O Profissional do Século XXI”, em que enfatizou uma série de variantes imprescindíveis a uma formação profissional excelente, tais como, as competências comunicativas,  as habilidades, as atitudes, bem como os valores éticos e morais.

Para o professor José Augusto, “a educação é o único meio de transformar a realidade”, sendo essa variável fundamental no processo de formação de profissionais competitivos e inovadores, prontos a atender às exigências de um mercado de trabalho tão dinâmico e desafiador.

Após a palestra, o reitor recebeu um certificado da APMGD, em reconhecimento à brilhante apresentação da temática proposta. O certificado foi entregue pelo ten. cel. Raimundo de Jesus Silva.

MAIS SOBRE O CFOPM

Fruto de um convênio mútua cooperação técnico-científico firmado, em 1993, entre a PMMA e Uema, O CFO possui uma estrutura curricular com duração de quatro anos, divididos em oito períodos. O cadete tem em seu currículo escolar disciplinas fundamentais, profissionais e letivos complementares, além do Estágio Prático Supervisionado. Ao final do curso, o mesmo é graduado bacharel em segurança pública e declarado aspirante a Oficial PM sendo, após seis meses de estágio probatório, promovido ao posto de 2º tenente PM.