Reitor reúne-se com presidente da Famem

Por em 21 de março de 2013

Na manhã desta quinta-feira (21), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Augusto Silva Oliveira, reuniu-se com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Gil Cutrim, com o objetivo de estabelecer parceria entre as duas instituições.

O evento aconteceu no prédio da Famem, com a presença do coordenador geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), Antônio Roberto Serra; da coordenadora da rede e-Tec na Uema, Eliza Flora Muniz; das secretárias de Educação da Prefeitura de São José de Ribamar, Carla Bezerra Galvão (titular), e Joana Marques (adjunta), bem como do secretário adjunto de Administração de Ribamar, Aurino da Rocha.

Durante a reunião foi discutido, entre outros assuntos, a cessão de um prédio para as instalações da Uema naquele município, localizado nas proximidades da praça central. De acordo com os planos da Universidade, o espaço será reestruturado para atender às demandas dos cursos técnicos profissionalizantes, ofertados desde o ano passado pela instituição, em parceria com a rede e-Tec.

Ao todo, são 321 alunos matriculados em dois polos, sendo 190 no polo de Miritiua, nos cursos Guia de Turismo, Redes de Computadores, Informática, Contabilidade, Serviços Públicos e Alimentos, e no polo Parque Jair, com 131 alunos, nos cursos Redes de Computadores, Informática, Serviços Públicos, Segurança do Trabalho e Alimentos.

Na ocasião, o reitor José Augusto Oliveira ressaltou o importante papel da Uema para o desenvolvimento do Maranhão, destacando seu processo de interiorização como alternativa para atender às demandas da população por educação superior. Também deu ênfase às ações do UemaNet e do Programa Darcy Ribeiro, que, respectivamente, ofertam cursos na modalidade a distância e presenciais, tendo capilaridade em diversos municípios do Estado.

“No Maranhão, a Uema tem desenvolvido um importante trabalho na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, tendo, recentemente, ampliado sua atuação, oferecendo, desde o ano passado, os cursos técnicos profissionalizantes, viabilizados por meio do UemaNet”, afirmou o reitor.

Após a explanação do professor José Augusto, o prefeito Gil Cutrim elogiou o trabalho da instituição, destacando que “a Universidade Estadual está de parabéns pelo esforço e dedicação de seus gestores, visando à ampliação da oferta de cursos para o atendimento à demanda educacional no Maranhão”.

*Mais sobre a rede e-TEC

A rede e-TEC tem como objetivo desenvolver a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade de educação a distância. E integra as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que também articulam, dentre as suas atribuições, o Brasil Profissionalizado, Expansão da Rede Federal de EPCT; Continuidade do Acordo e Expansão de Gratuidade do Sistema S e Ampliação da Capacidade do Sistema S.