Uema assina convênio com Universidade do Arizona

Por em 26 de março de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira assinou, na noite de ontem (25), no gabinete da reitoria, um Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade do Arizona (UA-EUA), por meio da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG).

Estiveram presentes o pró-reitor da PPG, Porfírio Guerra e o coordenador, pela Uema, do projeto de intercâmbio entre as duas instituições, Thalles Passos de Andrade.

No documento, já assinado pela reitora da UA, Ann Weaver Hart, consta que as duas instituições participantes se comprometem em promover colaborações mútuas, por meio de estratégias abrangentes e, que, nos estágios iniciais de cooperação está incluído o intercâmbio de professores e estudantes, bem como design de projetos de colaboração de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de propostas formais de fundos de cada pesquisa.

Além disso, está firmado o compromisso do recebimento de professores em sabbatical e cientistas de pós-doutorado; a implementação de programas de intercâmbio de estudantes com fundos externos para suporte parcial ou total desses intercâmbios de nível de graduação e pós-graduação.

Conforme explica o reitor José Augusto Oliveira, o convênio possibilitará a cooperação entre as duas instituições nas áreas do ensino e da pesquisa, viabilizando o intercâmbio de estudantes nos níveis de graduação e pós-graduação, além da implementação conjunta de projetos de pesquisa.

Sobre a Universidade do Arizona – localizada na cidade Tucson, no Arizona – Estados Unidos, foi a primeira universidade do Arizona, fundada em 1885 (27 anos antes do Território do Arizona alcançar soberania). A missão da Universidade é "descobrir, educar, servir e inspirar". Sendo um dos membros eleitos da Associação de Universidades Americanas (uma organização de instituições de primeira, em termo de pesquisa na América do Norte).