Uema e prefeitos renovam convênio do Programa Darcy Ribeiro

Por em 1 de março de 2013

Na tarde da última terça-feira, 27, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira e a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Gomes de Azevedo Cutrim, reuniram-se com prefeitos e secretários de educação de 22 municípios para apresentar a estrutura atual do Programa e assinar a renovação do Convênio de Cooperação Técnica, firmado entre a Uemae as prefeituras municipais.

A reunião foi composta de três etapas: apresentação da estrutura e dinâmica do Programa Darcy Ribeiro, visita a um laboratório multidisciplinar – nos moldes utilizados pelo Darcy nos municípios, e renovação do convênio.

As prefeituras fornecem a infraestrutura dos polos do Programa em cada município e a Uema subsidia os aspectos pedagógicos. Por isso, segundo a coordenadora Andrea Azevedo, é fundamental apresentar aos gestores municipais, como o Programa está sendo desenvolvido pela Instituição, nos municípios: laboratórios multidisciplinares com equipamentos de altíssima qualidade, sala de estudos, bibliotecas com vasto acervo, etc. “E essa estrutura, tanto física, como pedagógica eleva a qualidade do ensino-aprendizagem”, ressalta a coordenadora.

Segundo o professor José Augusto Oliveira, para que o Programa Darcy Ribeiro pudesse se viabilizar, foi necessário formar parcerias efetivas com as prefeituras, e esse estreitamento com o poder público municipal, está trazendo muitas melhorias para a educação básica do Maranhão.

“Se fôssemos trabalhar apenas onde temos campi da Uema, não conseguiríamos atender toda a demanda do estado, por isso houve a necessidade da criação de cursos a distância e programas especiais. E, hoje, o  Darcy Ribeiro, na modalidade presencial, busca a expansão do ensino superior e do desenvolvimento do Maranhão”, relata José Augusto.

Para a reunião, foram convidados prefeitos e secretários de educação de 22 municípios, que estavam com os Convênios de Cooperação Técnica próximos do período de vencimento, são eles: Açailândia, Amarante do Maranhão, Arari, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Carolina, Cidelândia, Codó, Coelho Neto, Cururupu, Grajaú, Icatu, Loreto, Mirinzal, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, São Bento, São Mateus, Timon e Viana.

No total, o Programa Darcy Ribeiro possui 43 polos de ensino superior no Maranhão, implantados para o funcionamento dos cursos de licenciatura, oferecidos nas áreas de Química, Matemática, Física e Biologia, além de Letras e História.

Para o prefeito de Arari, Djalma Melo, o Programa Darcy Ribeiro é fundamental para a melhoria da educação no Estado. “Nossos alunos que não tinham condições, nem oportunidade de cursar o ensino superior nos municípios, hoje vivem outra realidade. O Programa trouxe para nós a educação superior de qualidade e, isso, não tem preço. Sempre iremos apoiar e valorizar o Programa Darcy Ribeiro”, conclui Djalma.