Uema lança Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia


Por em 22 de março de 2013



Foi realizado, na manhã desta sexta-feira (22), o lançamento do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Participaram do evento alunos, professores e membros da Administração Superior da Uema, bem como pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, representantes de comunidades quilombolas, pescadores, quebradeiras de coco e de outros movimentos sociais, integrantes do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) e demais convidados.

Na solenidade de lançamento, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa declarou que “para a Uema, é um orgulho estarmos, nessa manhã, fazendo o lançamento oficial de um programa. E nem ouso dizer mais um programa. Mas, sim, um programa com características muito próprias, especialidades e com um traço que, permite-nos dizer, haverá de dar identidade a ele dentro da nossa instituição”.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em novembro de 2012, o Programa, que inicialmente ofertará curso de Mestrado, é fruto de uma parceria entre a Uema, por meio do Departamento de Ciências Sociais, e o Programa de Pós- Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a participação de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Com esse curso de Mestrado, a Uema visa a formação de profissionais com capacidade de implementar ações técnicas de monitoramento de terras indígenas, de quilombos, de quebradeiras de coco babaçu, de ribeirinhos e de outros povos e comunidades tradicionais.

O lançamento do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão faz parte da programação do Seminário “Cartografia Social, Mobilização e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais”, iniciado na manhã de ontem (21), no auditório do SESC – Olho D’Água.

Na manhã de hoje, ainda aconteceu no CCSA a mesa redonda “Cartografia Social: implicações teóricas e abordagem interdisciplinar”, com a participação do coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), professor Alfredo Wagner B. de Almeida (UEA), do professor Leonardo Avritzer (UFMG) e da professora Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA), sob a coordenação da professora Helciane de Fátima Abreu Araújo (UEMA). Após os debates, houve o lançamento de livros e fascículos do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. 



Últimas Postagens - Array /