Uema promove palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água

Por em 22 de março de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de ontem (21), no auditório do Curso de Ciências Biológicas – Campus Paulo VI, a palestra “Reflexões sobre avanços e desafios da década da água no Brasil”, ministrada pela professora doutora Andréa de Araújo, do departamento de Química e Biologia (DQB), em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Na oportunidade, a professora Andréa mencionou que se estima, que um bilhão de pessoas necessitam do abastecimento de água. Apresentou ainda, números preocupantes da ONU dos quais a cada dia, 4 mil crianças morrem de doenças contraídas pela água não tratada; mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças associadas à falta de água potável e saneamento básico, e 400 milhões de jovens no mundo, não têm acesso a quantidade mínima de água limpa necessária para sobreviver.

Diante dessa realidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS), propôs dentro da chamada “Década da Água”, o investimentos de 11,3 bilhões de dólares, para que um bilhão e meio de pessoas tenham acesso à água potável e ao saneamento básico.

Segundo o técnico do laboratório de oceanografia química da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Wenderson Vasconcelos, “é importante que a sociedade se conscientize da necessidade do uso racional da água e que reflita sobre a sua utilização sem desperdícios, pois a água é um bem limitado.”

Na manhã de hoje (22), ainda em comemoração ao Dia Mundial da Água, a professora Andréa de Araújo, representando a Uema participou do evento “Diálogo sobre Recursos Hídricos” promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), no auditório da Assembleia Legislativa.

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Esse dia internacional para celebrar a água foi recomendado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A Assembleia das Nações Unidas respondeu ao apelo designando o dia 22 de março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água.