Uema se reúne com Iphan para pleitear obras do PAC Cidades Históricas

Por em 3 de março de 2013

Na manhã da última sexta-feira (01), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira, participou de uma reunião na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), com o objetivo de examinar as possibilidades de a Uema ser beneficiada com algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC Cidades Históricas).

O encontro foi conduzido pela superintendente do Iphan-MA, Kátia Bogéa, contando também com a presença do pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant'Ana; da assessora da Reitoria, Grete Soares Pflueger; da diretora do Curso de Música, Maria Goretti Cavalcante; e do coordenador de Planejamento Físico da Uema, Vitor Hugo Plum.

Na oportunidade, foi debatida a possibilidade de a Universidade vir a ser contemplada com três casarões no Centro Histórico, previstos para serem incluídos no rol dos projetos de reforma com recursos oriundos do PAC Cidades Históricas.

Também fez parte da pauta da reunião a conclusão do prédio do curso de História da Uema, localizado na Rua da Estrela, doado à Universidade, onde já estão sendo finalizados dez salas de aula, auditório, biblioteca, um núcleo de pesquisa e outro de pós-graduação.

Além disso, tratou-se da reforma do prédio recém-adquirido pelo Governo do Estado do Maranhão e destinado à Universidade, o que oportunizará a ampliação do espaço acadêmico do curso de História e a instalação de outros setores e projetos da instituição no Centro Histórico da Cidade.

Para o reitor José Augusto, o encontro foi positivo, reafirmando o compromisso da Uema e do Iphan com melhorias da educação superior e a preocupação com a preservação da memória e do patrimônio do Estado.

O PAC Cidades Históricas – é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.