Vice-reitor da Uema prestigia posse do secretário da Sectec

Por em 27 de março de 2013

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, na manhã desta quarta-feira (27), compareceu à solenidade de posse do novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), José Ferreira Costa.

A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, e foi presidida pelo governador em exercício, Washington Luiz de Oliveira.

A solenidade ainda contou com a presença do vice-reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa; do secretário chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu; do secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; do secretário de Estado de Programas Especiais, Clodomir Paes; do secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; do deputado estadual, Alexandre Almeida; e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Guerra.

Em seu discurso de posse, o secretário falou sobre suas ações e políticas públicas prioritárias relacionadas à ciência, à tecnologia e ao ensino superior, ressaltando que será um grande desafio coordenar as atividades de sua pasta de trabalhos, no entanto, destacou que suas iniciativas serão focadas no desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. O secretário, ainda, afirmou que os projetos da Secretaria serão executados em parceria com a Fapema.

“Na coordenação da pasta de trabalhos da Sectec, nossa prioridade será despertar o interesse da sociedade maranhense pela ciência, buscando soluções viáveis para os maiores problemas da população, sobretudo, daqueles que emergem da falta de conhecimento científico e de acesso às novas tecnologias”, ressaltou.

O governador Washington Oliveira, em seu pronunciamento, assegurou que a nomeação do secretário José Costa para a Sectec resultou de sua experiência exitosa como gestor público. “Ele executou importantes projetos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), como é o caso da expansão do Instituto por vários municípios do Estado, quando foi reitor”, pontuou.

O vice-reitor da Uema, Gustavo Pereira, também comentou sobre a nomeação do secretário da Sectec. “O professor José Costa tem uma vasta experiência no serviço público, acumulando uma experiência extremamente valiosa como gestor de uma instituição de ensino superior. Acreditamos que o secretário buscará um estreitamento de vínculos ainda maior com a Uema, com o intuito de estabelecermos parcerias, visando ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso Estado. Desejamos a ele uma missão exitosa, no cumprimento de suas atribuições”, asseverou.

A solenidade de posse foi marcada pela participação de autoridades de diversos setores da sociedade.

MAIS SOBRE O SECRETÁRIO

José Ferreira Costa é formado em Física, pela Universidade Federal do Maranhão e possui mestrado na área de educação. É professor titular do Ifma, foi reitor daquela instituição no período de 2004 a 2012, e ocupa a cadeira 27 da Academia Maranhense de Ciências.