Alunos do curso técnico em Serviços Públicos dos polos Ribamar I e II em visita técnica ao TRE/MA

Por em 30 de abril de 2013

Na tarde do dia 26 de abril, os estudantes do curso técnico em Serviços Públicos dos polos de Mirititiua e Parque Jair, em São José de Ribamar, realizaram visita técnica às dependências do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão – TRE/MA. 15 alunos do polo do Parque Jair, coordenados pela Professora Teresa Smith, e mais 20 alunos do polo do Mirititiua, coordenados pela professora Graça Scrivener, se deslocaram até a sede do Tribunal, na Areinha, para acompanhar as atividades cotidianas dos servidores públicos do setor de arquivo.

O objetivo da visita foi aliar teoria e prática, uma necessidade quase indissociável em atividades educacionais que exigem especialização. “Nos cursos técnicos, então, esta aliança se torna imprescindível para um efetivo aprendizado e melhor posicionamento frente às questões profissionais cotidianas, o que contribui substancialmente para a segurança intelectual e prática do educando técnico. No caso do curso técnico em Serviços Públicos, esta aprendizagem significativa aliar-se à práxis a partir de prerrogativas da própria matriz curricular teórica e prática do curso e, de iniciativas do corpo docente e tutorial do mesmo”, disse o tutor presencial do curso no Polo Ribamar I, Tarcísio Martins de Oliveira, autor do projeto.

A ideia surgiu como forma de cumprir uma atividade postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, onde o assunto é Métodos de arquivamento e sua aplicabilidade. “A atividade solicita que o aluno visite uma empresa pública ou privada de sua cidade e identifique o tipo de arquivo existente na mesma. Em seguida, comente neste fórum sobre o método de arquivamento que detectou, bem como a sua aplicabilidade”, contou o tutor.

Para a servidora Eulália Fonseca “os alunos tiveram a dimensão real e a visão do processo de arquivamento na prática, pois somente lendo e estudando se tem somente percepção de parte do processo que precisamos desenvolver”.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema e métodos de classificação de arquivamento do TRE (MA); identificar a importância do Setor de Arquivo no Órgão; tirar dúvidas com o funcionário (arquivista do setor público); e relacionar a Visita Técnica ao Tribunal Regional Eleitoral em São Luís (MA) ao Fórum I da disciplina Gestão de Documentos e Arquivística.

As alunas aprovaram a iniciativa do tutor. Maria das Dores Marques disse que ela percebeu a real importância desse trabalho depois que a servidora relatou o incêndio que a sede do TRE/MA sofreu em 1951, quando ainda era na Rua do Sol. “Começo a pensar em digitalização de arquivos como recurso de manutenção da nossa história. Eles perderam tudo no incêndio”, comentou.

Já a aluna Elaine Sá, que hoje trabalha no almoxarifado da SAMU em São José de Ribamar, conseguiu fazer comparações entre o setor e o seu local de trabalho. “Visualizei muitas etapas que passavam despercebidas, posso pegar as experiências daqui e aplicar em meu local de trabalho melhorando nossas tarefas”, disse.

“Essa Visita Técnica será de muita valia para a formação profissional dos alunos, pois enquanto agentes de transformação da sociedade os profissionais de Serviços Públicos estão voltados para o desenvolvimento, de forma plena e inovadora, as atividades de programas e projetos em políticas públicas”, finalizou o tutor.