Alunos do Darcy Ribeiro têm aula de campo no Parque Nacional Chapada das Mesas

Por em 27 de abril de 2013

A aula proposta pela professora de Ecologia Geral, Silvaneide Pinheiro, foi realizada para que os alunos pudessem vivenciar a ecologia além da sala de aula.

“A ida ao Parque Nacional foi importantíssima, pois nos deu a certeza de que a aula prática é essencial, pois complementa a teoria e amplia mais os conhecimentos adquiridos”, disse a acadêmica Ilzedir Amorim, após a ida ao Portal do Parque Nacional Chapada das Mesas, em Carolina-MA, na última quarta, 24.

A aula de campo marcou o encerramento da disciplina “Ecologia Geral”, do 5º período do Curso de Biologia, do Polo do Programa Darcy Ribeiro, de Carolina.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. A região é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, além de ter alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais do local.

Para a acadêmica Jauteline Teixeira, a aula foi desenvolvida para o melhor aproveitamento da disciplina e, como o objetivo era avaliar o meio ambiente, sua dinâmica e as interações socioambientais, a escolha do local foi mais do que ideal.

“A criação do parque ocorreu em 2005, e busca ampliar as áreas de preservação do bioma cerrado. Logo, pudemos trabalhar, na prática, temas como biodiversidade e conservação. Mostrei aos alunos tudo aquilo que falei em sala de aula”, afirmou a professora Silvaneide  Pinheiro.

À medida que os alunos andavam pelo Parque, iam recolhendo o lixo deixando pelos visitantes do Portal. “Foi gratificante ver que despertei neles a consciência ambiental. Eles realmente colocam em prática tudo que aprenderam. Esses futuros biólogos realmente farão a diferença em suas profissões”, concluiu a docente.