Artigo da UEMA foi publicado em periódico internacional


Por em 26 de abril de 2013



 

O artigo “Extração e avaliação da composição de ácidos graxos dos óleos de babaçu (OrbignyaphalerataMartius) de diferentes regiões do estado do Maranhão, Brasil”, resultado do trabalho de Iniciação Científica da aluna, Débora Silva Santos, desenvolvido no Laboratório de Macromoléculas e Produtos Naturais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob a orientação da professora doutora Maria Célia Pires Costa, foi publicado recentemente no JournalofBrazilianChemicalSociety.

O óleo do coco babaçu é o principal produto do extrativismo vegetal do estado do Maranhão e a cooperação com os agricultores familiares, em especial com as quebradeiras de coco, é essencial para a conservação da biodiversidade, para a agregação de valor aos produtos do óleo, podendo ser um relevante instrumento de geração de oportunidades de ocupação e de aumento de renda para a população e de fortalecimento da agroindústria do setor.

Das amêndoas do babaçu é extraído o óleo que, por sua vez, possui várias aplicabilidades: alimentícia, cosmética, farmacêutica, médica e energética, dentre outras. Daí o estudo do teor lipídico ser um fator importante, para a obtenção da identidade e qualidade desse produto. A publicação avalia a composição dos ácidos graxos de amêndoas de Orbignyaphalerata(babaçu), de municípios do estado do Maranhão, pertencentes às regiões: Cocais,Baixada, Cerrado, Pré – Amazonia e Litoral.

O trabalho contou também, com a colaboração de: Ilna G. da Silva (UEMA), Bruno Q. Araújo (UFPI), Cícero A. Lopes Júnior (UFPI), Nayana B. N. Monção (UFPI), Antônia M. das G. L. Citó (UFPI), Mércia H. S. L. de Souza (CEUMA) e Maria do D. S. B. Nascimento (UFMA).

Para mais informações confira no link abaixo:

http://www.scielo.br/pdf/jbchs/v24n2/v24n2a24.pdf

 



Últimas Postagens