CEA realizará Campanha Ecológica Bde Resíduos Sólidos


Por em 9 de abril de 2013



 

 “Reconhecendo os Resíduos Sólidos do Campus Paulo VI”, este é o tema da mais nova campanha ecológica realizada pela Comissão de Educação Ambiental (CEA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), visando à implementação da coleta seletiva de lixo na instituição.

A campanha consiste em caracterizar e quantificar os resíduos sólidos gerados no campus Paulo VI, destinados à indústria de reciclagem, por meio do convênio com o projeto EcoCEMAR.

Esse empreendimento ecológico, oficialmente, entra em vigor no próximo dia 18, estendendo-se até 18 de maio, tendo duração de um mês. Nessa etapa, os prédios do Curso de Ciências Biológicas e do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), participam como prédios pilotos.

Durante a campanha serão coletados resíduos como papéis, plásticos e metais, que devem ser descartados nos seus respectivos containeres. Além do descarte correto nos lugares específicos, a participação da comunidade acadêmica pode ser feita através da sensibilização e divulgação da campanha, e, ainda, por meio da utilização de forma sustentável e do reaproveitamento dos resíduos sólidos.

Finalizado o empreendimento, a CEA elaborará um projeto que será implementado em todos os campi da Uema, com o intuito de implantar uma cultura de coleta seletiva na instituição, principal objetivo dessa Comissão.

É importante destacar que, a campanha ecológica é resultado de uma ação compartilhada da CEA, com a executora do projeto “Gestão de Resíduos Sólidos no Campus Paulo VI: capacitação e sensibilização”, a bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão, Alana dos Santos Cardoso.

A bolsista do 4º período do curso de Ciências Biológicas desenvolve o projeto supracitado, sob a coordenação da professora Zafira de Almeida, que também é membro da CEA. A professora comentou que, “a implementação da coleta seletiva de lixo é o objetivo principal da CEA. Já o projeto de gestão de resíduos sólidos é uma das estratégias utilizadas para que esse objetivo seja alcançado”, asseverou.

 



Últimas Postagens