Cessin realiza Outorga de Grau

Por em 4 de abril de 2013

Na noite dessa quarta-feira (3), o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, acompanhado do pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana, e da diretora do Cento de Estudos Superiores de Santa Inês (Cessin), Maria Núbia Célia Bergê Cutrim presidiu a Outorga de Grau dos cursos de Letras e Pedagogia, realizada em Santa Inês.

A solenidade, em que 33 formandos do segundo semestre de 2012 colaram o grau, contou, ainda, com a presença da diretora dos cursos de Letras e Pedagogia do Cessin, Maria Lourdene Paula Costa; do assessor da reitoria, César Choairy; da chefe de Departamento Sandra Passinho; de professores e de cerca de 200 pessoas, entre elas, familiares dos formandos.

Dirigindo-se ao público presente, o professor Gustavo Costa disse aos formandos: “Hoje, diante do altar do conhecimento, todos nós alcançamos a plenitude do significado de uma universidade na vida social, política e econômica de um povo e, de modo particular, dos formandos que aqui estão”. E assegurou: “Nossa universidade está em franco processo de amadurecimento, tanto acadêmico quanto gerencial. O que antes era restrito à capital, interiorizou-se; o que era fechado, inacessível, abriu-se; passou a incluir milhares de cidadãos. Expandiu, cresceu e, agora, prossegue o desenvolvimento”.

Já a professora Núbia, fez questão de manifestar seu sentimento de saudade dos, agora, ex-alunos do Cessin – citando-os como uma família –, que estão se afastando para inserir-se no mercado de trabalho. “Nós vamos lembrar sempre de vocês como uma família, que construímos em nosso centro”, ressaltou a diretora.

Ela encerrou sua fala dizendo: “A conclusão desta caminhada é a celebração de uma grande conquista, motivo de orgulho e de júbilo para todos que aqui se fazem presentes. A cerimônia de Outorga de Grau é um momento único para os concludentes, que compartilham sua alegria com familiares, convidados e professores, homenageando todos que contribuíram com esta vitória”.

Para a oradora oficial pelos formandos, Joselma Mendes, a noite de ontem ficou registrada como uma data vitoriosa. “É com muita alegria que nos reunimos neste lugar para festejarmos a tão sonhada conquista de nossas vidas, a nossa formatura. Sabemos que o diploma recebido hoje, representa um cruzar da linha de chegada, um momento de muita felicidade e de realizações, pois, as atividades profissionais, as especializações os grupos de estudos, certamente ainda nos proporcionarão novos encontros no âmbito acadêmico, profissional e pessoal”.

Hoje (4), pela manhã, os professores Gustavo e Walter reuniram-se com professores, estudantes e servidores para tratar de assuntos administrativos, no sentido de discutir as ações do centro, no que tange a laboratórios, salas de aula, qualificação de professores e vida acadêmica dos estudantes.