Ciclo de Seminários Brasil-França: Solos e Serviços Ambientais

Por em 11 de abril de 2013

Na próxima segunda-feira (15), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Institut de Recherche pour le Développement (IRD-França) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) darão início ao ciclo de seminários com o tema “Solos e serviços ambientais”, em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo. O ciclo de seminários se estenderá até o dia 15 de junho de 2013.

A abertura oficial dos trabalhos acontecerá às 8h30, do dia 15, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. O ciclo de seminários tem como principal objetivo discutir o atual estágio do manejo e da conservação do solo, contextualizando a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), e capacitar profissionais, que atuem no manejo e gestão dos recursos naturais, por meio da compreensão e valorização dos processos e funções ecossistêmicos relacionados aos solos.

Este será um evento organizado pelos Projetos Semaguy (Serviços ambientais e sua valoração nos processos evolutivos de uso e mudança de uso do solo em áreas do Maranhão e da Guiana sob fortes pressões antrópicas) e ABC (do Mapa), realizado pela Uema, IRD e Sagrima, tendo como parceiros: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Cocais, Fapema, Faema.

Abaixo o cronograma de realização dos Seminários:

15/04 – I SEMINÁRIO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO DO ESTADO DO MARANHÃO.

19/04 – Seminário “SERVIÇOS AMBIENTAIS, CICLO BIOGEOQUÍMICOS E SOLOS”.

22/04 – Seminário “MATÉRIA ORGÂNICA: PROPRIEDADES, FUNÇÕES E DINÂMICA”.

27/04 – Seminário “DA ARGILA ATÉ O SOLO: UMA VIAGEM BIOGEOQUÍMICA”.

09 – 11/05 – Seminário “FÍSICA DOS SOLOS”.

13/06 – Seminário “SERVIÇOS AMBIENTAIS PRESTADOS PELO SOLO”.

14/06 – Seminário “BALANÇO DE CARBONO E MUDANÇA DO CLIMA”.