Deputados e Senadores discutem Frente Parlamentar no 52º Fórum de Reitores

Por em 21 de abril de 2013

Em uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), a Câmara dos Deputados instalou, no dia 6 de março deste ano, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, tema discutido na mesa de encerramento do 52º Fórum da Abruem, realizado em São Luís.

Participaram dos debates os senadores Inácio Arruda (PC do B-CE), Edison Lobão Filho (PMDB – MA); os deputados federais Cleber Verde (PRB – MA), Waldir Maranhão (PP – MA), Sétimo Waquim (PMDB – MA) e  Lourival Mendes (PT do B – MA); bem como a vereadora Rose Sales, e os reitores João Carlos Gomes, presidente da Abruem, e José Augusto Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O reitor João Carlos Gomes iniciou os trabalhos da mesa falando da importância da política multicamp implantada pelas Universidades Estaduais e Municipais em seus estados e, com isso, ressaltou a relevância da Frente Parlamentar no processo de melhoria da Educação Superior em todo país. "O que seria de um estado, como o Maranhão, sem a presença de uma universidade no interior, que ofereça oportunidades para os jovens realizarem um curso de graduação na sua própria cidade? As universidades estão propiciando a formação de jovens, em cursos superiores gratuitos e de qualidade, por esta razão, agradecemos o empenho dos nossos parlamentares para criarem a Frente Parlamentar, que tem o intuito de buscar no Governo Federal recursos para o custeio dessas instituições", declarou reitor.

O deputado Cleber Verde, presidente da Frente, afirmou que a luta dos deputados e senadores, neste processo, visa, sobretudo, a melhoria da qualidade do ensino superior desenvolvido por essas universidades, através de projetos e investimentos. "Pretendemos colocar no orçamento da União a possibilidade de garantir recursos, conforme manifestação da Abruem, para que dessa forma, os reitores possam investir em suas universidades. É algo justo e legítimo, que vai contar com o nosso apoio", ressaltou o presidente.

Para o senador Edison Lobão Filho, as Universidades Estaduais e Municipais são importantes instrumentos de qualificação dos brasileiros, porém não têm a devida valorização. "Precisamos dar a essas instituições de ensino superior, condições para oferecerem aos brasileiros uma educação de qualidade e, assim, a certeza de um futuro melhor para todos", afirmou Lobão Filho.

O senador, que assumiu a presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional esta semana, garantiu aos reitores avaliar a problemática vivenciada pelas universidades, em relação à contrapartida financeira para o recebimento de recursos.

Ao se manifestar, o reitor José Augusto Oliveira, falou sobre a importância do apoio da Frente Parlamentar: "As manifestações que aconteceram nesta mesa nos enche de esperança de dias melhores para as nossas instituições. Tenho a convicção de que neste fórum, com esta mesa, que encerra as atividades, nossas universidades, com a evidência de seu grande papel e suas responsabilidades, possam ter a oportunidade de investir na melhoria e ampliação dos nossos atendimentos", destacou o reitor.

Ao finalizar os trabalhos, o presidente da Abruem, João Carlos Gomes, encerrou o fórum agradecendo toda a equipe da Uema, pela realização e organização do evento: "Gostaria de agradecer, principalmente, pela qualidade e conteúdo vivenciados no nosso fórum. Este foi, com certeza, o maior evento realizado pela Abruem até hoje", concluiu.