Fórum de Pró-reitores de Extensão é encerrado

Por em 8 de abril de 2013

O XL Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras da Regional Nordeste, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi encerrado na noite da última sexta-feira (05), no prédio de Arquitetura e Urbanismo – Centro Histórico.

No início da tarde, a comitiva de pró-reitores e professores visitaram o herbário da UFMA, onde puderam conhecer mais sobre o projeto e os benefícios que traz à comunidade da região. De acordo com a pró-reitora de extensão da UFMA, Marize Barros Rocha Aranha, “foi muito gratificante e emocionante a visita que fizemos ao Herbário. Os professores descobriram a história daquele importante laboratório, que tem mais de 50 anos, também conheceram a professora Teresinha Rêgo, uma pesquisadora reconhecida internacionalmente”.

Depois o grupo seguiu para o prédio de Arquitetura e Urbanismo, onde foram apresentados projetos urbanos elaborados por estudantes do curso, em conjunto com alunos de universidades brasileiras e estrangeiras, durante o projeto de extensão Equinox – Laboratório de Criação Urbana. Os trabalhos foram idealizados para três sítios estratégicos da cidade de São Luís: o Centro Histórico, a Liberdade e o Vinhais Velho, são projetos Urbanos que visam integrar essas áreas e melhorar as condições de vida dos moradores.

O Fórum acontece duas vezes ao ano, em âmbito regional e uma nacionalmente, com o objetivo de compartilhar práticas, ações extensionistas e aprofundar discussões dos grupos temáticos acerca da política de extensão no âmbito regional. Nesta edição, o Encontro aborda a temática “Extensão Universitária: saberes e práticas”.

Sobre o evento, a pró-reitora da Uema, Vânia Lourdes Martins ressaltou: “Esse encontro teve um saldo extremamente positivo, nos reunimos desde terça e foi tão intenso que nós ainda ficamos com questões para levarmos e discutirmos no fórum nacional, então foi muito enriquecedor e todos nós saímos felizes”.

Para encerrar o Fórum, houve uma apresentação musical, com a Banda do Curso de Música da Uema.