Internacionalização das IES é pauta da Abruem

Por em 18 de abril de 2013

O incremento das ações de cooperação com o exterior das instituições filiadas à Abruem se tornou uma das pautas da reunião dessa quarta (17), da Câmara de Internacionalização da entidade, que reúne as universidades estaduais e municipais brasileiras.

A Abruem, no Hotel Pestana (São Luís, Maranhão), realiza até este sábado (19) o seu 52º Fórum Nacional de Reitores, com participantes de 22 Estados e do Distrito Federal, com apoio local da Universidade Estadual do Maranhão (Ueme).

Durante a tarde de quarta, representantes da Unesp (SP), UEG (GO), UPE (PE), Unicentro e UEM (ambas do PR), sob a liderança do reitor da Unesp, professor Julio Cezar Durigan, avançaram em questões, como a produção de um amplo diagnóstico sobre a inserção internacional das 41 IES associadas à entidade. Os resultados desta pesquisa deverão ser apresentados no próximo encontro da Abruem, de 16 a 19 de outubro deste ano, em Foz do Iguaçu (PR).

A Câmara também debateu a construção de um regulamento de mobilidade discente entre as universidades do sistema estadual e municipal de Ensino Superior, que reúne mais de 700 mil alunos. Uma minuta do regulamento será elaborada nas próximas semanas, para posterior apreciação das associadas. As atividades da Câmara ocorreram como uma espécie de pré-congresso.