Jornada Pedagógica das Ciências Agrárias promove debate sobre dimensões da avaliação

Por em 4 de abril de 2013

Docentes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estiveram reunidos ao longo desta quinta-feira (04), no auditório do Hotel Premier, durante a realização da III Jornada Pedagógica das Ciências Agrárias, que teve como tema “Avaliação nas 3 dimensões: institucional, dos cursos e das disciplinas”.

A abertura do evento foi conduzida pela diretora do CCA, Francisca Neide Costa, que dividiu a mesa de trabalhos com a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; e com os professores Osvaldo Rodrigues Serra, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MA); Marília Albuquerque de Sousa Martins, presidente da Comissão de Ensino de Zootecnia do CRMV-MA; e Ricardo Chaves, diretor do Curso de Medicina Veterinária.

Na sua fala inicial, Francisca Neide lembrou que, por determinação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação faz parte hoje do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). “Por isso mesmo, a avaliação se apresenta como um tema de extrema importância, o qual requer, de cada um de nós, o desprendimento, o querer discutir e  o querer melhorar as nossas condições quanto docentes e facilitadores do aprendizado dos nossos alunos”.

Por sua vez, a professora Maria Auxiliadora reiterou o discurso sobre a relevância da avaliação e parabenizou o CCA pela escolha do tema. Aproveitando a ocasião, a pró-reitora de Graduação também fez questão de enaltecer o trabalho que os membros da Comissão Própria de Avaliação da Uema vêm desenvolvendo com o intuito de promover melhorias das condições que afetam diretamente a qualidade da educação, do ensino, da aprendizagem e da gestão educacional.

A primeira palestrante do dia foi a professora e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Maria do Socorro Carneiro. Na oportunidade, a representante do CEE-MA abordou “O Processo de Regulamentação dos Cursos da Educação Superior do Sistema Estadual de Educação do Maranhão”.

A “Avaliação de Disciplinas: um processo construtivo de um novo saber” foi o segundo ponto a ser explanado no encontro. Para falar sobre esse assunto, foi convidada a chefe de Divisão de Avaliação de Cursos de Graduação da Uema, professora Dolores Cristina Sousa, encerrando assim a programação do período da manhã.

Os debates foram retomados à tarde com a realização da palestra “O papel dos docentes na participação dos discentes”, ministrada pelos professores Francisca Neide Costa e Francisco Nóbrega; e pela apresentação do Relatório de Avalaição das Disciplinas dos Cursos das Ciências Agrárias, que foi feita pelo professor José Milton Barbosa.

Na avaliação da diretora do CCA, esta edição da Jornada Pedagógica foi bastante positiva porque mais uma vez promoveu a troca de experiências e saberes entre os participantes. Segunda ela, o que se espera é que esse diálogo possa refletir na qualidade do ensino dos cursos do Centro.

A III Jornada Pedagógica das Ciências Agrárias foi realizada pelo Centro de Ciências Agrárias em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão.