Reitor da Uema participa da abertura do I Seminário Literário da FMRB

Por em 11 de abril de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira participou, na tarde de ontem (10), no Convento das Mercês, da abertura do I Seminário Literário da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), que acontece em parceria com a Academia Maranhense de Letras (AML).

O evento será realizado até amanhã (12), e tem como objetivo difundir a produção literária dos escritores e intelectuais maranhenses, com ciclos de palestras e exposições. Nessa primeira edição, o Seminário Literário está homenageando o imortal da Academia Brasileira de Letras e patrono da Fundação, José Sarney, que completará 83 anos no próximo dia 24.

Além do reitor da Uema, a solenidade de abertura contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, representando a governadora Roseana Sarney; da presidente da FMRB, Anna Graziella Costa; do vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Antônio José Silva Oliveira, representando o reitor Natalino Salgado; do presidente da AML, Bendito Buzar; da presidente da Academia Pinheirense de Letras, Moema de Castro Alvim, e do representante da Secretaria de Estado da Educação, Francisco Batalha.

Segundo a secretária Olga Simão, "o que temos aqui é de extrema importância para a memória literária do nosso Estado. É uma honra participar de mais uma iniciativa de fomento da literatura maranhense".

Na oportunidade, o escritor e membro da AML, Sebastião Moreira, proferiu a palestra “Sarney, um homem de Letras”, em que fez uma síntese da vida acadêmica do homenageado, ressaltando sua contribuição para o cenário literário do Maranhão e do Brasil.

A presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Anna Graziella Costa, destacou a realização do evento como parte importante do cumprimento das finalidades institucionais de incentivo a estudos e projetos de natureza cultural. “Este primeiro Seminário Literário integra um calendário fixo da FMRB, que prevê a realização de vários outros eventos de natureza cultural e educacional. A população tem à sua disposição um espaço, datado do século XVII, que revela parte significativa da História do Maranhão, sendo muito bem utilizado para debates intelectuais e de fomento à pesquisa sobre a farta produção literária dos escritores maranhenses”, explicou.

O evento promove também a exposição “A vida intelectual de José Sarney, patrono da Fundação da Memória Republicana Brasileira”, que ficará aberta ao público até o dia 10 de maio. A mostra apresentará por meio de peças dos quatro acervos da FMRB um panorama da trajetória literária do escritor maranhense, que incluirá desde a exposição de exemplares de livros publicados pelo autor até a exibição de um vídeo com imagens de encontros do homenageado com importantes nomes da literatura mundial.