Reitor participa da abertura de Fórum da Undime Maranhão

Por em 11 de abril de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira participou na manhã de hoje (11), no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), da abertura do XIV Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Fórum, que acontece até manhã (12), tem como tema “Encontro de Educadores: Perspectivas e Desafios para a Qualidade na Educação Pública e o Fortalecimento do Regime de Colaboração e Plano de Ações Articuladas”, e conta com a realização de várias palestras.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes; do vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Antônio José Silva Oliveira, representando o reitor Natalino Salgado; da diretora de Cooperação e Planos de Educação do MEC, Estela Ferreira; da presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão, Elis Regina Campos Costa, da coordenadora da UNICEF – MA, Eliana Almeida, da professora Eliza Flora, do UemaNet, e de secretários de educação de vários municípios.

Para o reitor José Augusto, a educação é uma responsabilidade não apenas do governo, mas de toda a sociedade. “A qualidade que desejamos na educação, se apresenta como resultado concreto, quando nos unimos em prol dela”. E completou falando da importância da parceria com os municípios, com vistas à implantação de um sistema educacional abrangente e duradouro, que esteja ao alcance de todos. “A universidade não deve estar preocupada somente com o ensino superior, mas também com a educação básica. Ela deve ter comprometimento com a educação em todos os viveis”.

Na oportunidade, o professor Antônio Roberto Coelho Serra, da Uema, proferiu a palestra de abertura com o tema “Educação: o maior bem para o maior número de pessoas”. E, em seguida, foram ministradas outras palestras com temas voltados para a educação pública.

A Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, que articula, mobiliza e integra os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública de qualidade social. Ela organiza e promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados para a educação pública, proporcionando aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.