Técnicos do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da UFRJ participam de reunião na Uema

Por em 22 de abril de 2013

A reunião aconteceu na última quarta-feira (17), no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tendo como pauta principal o Projeto de Elaboração do Atlas Eólico do Maranhão. Na oportunidade, os técnicos Orsino Borges Filho e Fábio Cavaliere de Souza ainda conheceram o Núcleo Geoambiental (Nugeo).

Os integrantes do CEPEL/UFRJ vieram à Universidade a convite do coordenador geral do Núcleo de Energia Renovável (UemaEnerg), professor Hamilton de Jesus Santos Almeida, responsável pela elaboração do Projeto Atlas Eólico do Maranhão juntamente com a empresa cearense Ziatech – Desenvolvimento, Gerenciamento e Consultoria de Projetos.

Também participaram da reunião os professores da Uema Jorge de Jesus Passinho e Silva, Ana Rosa Marques, Eduardo Ferreira Rodrigues, Jucivan Ribeiro Lopes, Sandra Maria Oliveira Sá, Ubiraci Nascimento e Wellington de Assunção.

O Atlas Eólico do Maranhão, segundo Hamilton Almeida, “trata-se do mapeamento das áreas viáveis para exploração da energia gerada pelo vento, que servirá de base para atrair empresários interessados em investir na área, gerando, assim, empregos, renda e inclusão social”, explicou.

Durante a reunião, foram apresentadas todas as ações necessárias para a execução do projeto, que contará também com a participação das Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Minas e Energias, Indústria e Comércio, e Ciência e Tecnologia, além do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

Após a reunião, o Projeto de Elaboração do Atlas Eólico do Maranhão foi encaminhado para apreciação da ELETROBRÁS – RJ.