Uema lança campanha para coleta seletiva de resíduos sólidos

Por em 16 de abril de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Ciências Biológicas (CCB) e da Comissão de Educação Ambiental (CEA), com a parceria do Departamento de Química e Biologia (DQB) e do Núcleo de Tecnologia para Educação (UemaNet), realizou o lançamento oficial da Campanha “Reconhecendo os Resíduos Sólidos do Campus Paulo VI”, na manhã desta terça-feira (16), no auditório do CCB.

A campanha faz parte das ações do projeto de extensão intitulado Gestão de Resíduos Sólidos na Uema, que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2012 pela estudante Alana dos Santos Cardoso, sob a orientação da professora Zafira Almeida, e com a cooperação de outros alunos, como o voluntário Wanderson Vasconcelos.

Segundo Alana Cardoso, “o funcionamento da campanha consiste em caracterizar e quantificar os resíduos sólidos gerados no Campus Paulo VI com destinação organizada do material e encaminhamento à indústria de reciclagem, por meio do convênio com o Projeto EcoCemar” e a parceria da Prefeitura de Campus.

Com isso, o que se pretende é contribuir na conservação do ambiente; implantar uma cultura de coleta seletiva no Campus Paulo VI; além de ajudar uma instituição filantrópica, o que será possível com a venda dos resíduos sólidos para uma recicladora.

A ideia inicial é fazer a coleta seletiva de papéis, plásticos e metais produzidos exclusivamente nos prédios do CCB, do Departamento de Química e Biologia e do UemaNet. Completado um mês de campanha, os resultados serão analisados, encaminhado e discutidos com os setores responsáveis, a fim de que esta ação seja implementada nos demais espaços da Universidade.

Para a professora Zafira Almeida, “o que parece óbvio como colocar resíduos em lixeiras específicas e dar destinação adequada aos mesmos, ainda não é uma realidade na nossa instituição”. A realização desse projeto piloto é essencial para que seja possível estimar tipo e quantidade de resíduos produzidos no Campus e, sobretudo, na perspectiva de envolver a comunidade universitária no cumprimento de seu papel.

Durante o lançamento, ainda houve a distribuição de ecobags e a convocação, por meio da professora Zafira, de alunos e trabalhadores da área da limpeza do curso de Ciências Biológicas a adotarem uma postura compromissada, e que ajudem na diminuição da produção de resíduos no Campus.

A Campanha “Reconhecendo os Resíduos Sólidos do Campus Paulo VI” é mais uma demonstração de que o curso de Ciências Biológicas e a Comissão de Educação Ambiental da Uema têm a preocupação de levar aos estudantes temas que vão além da sala de aula, pois acreditam que a Universidade não deve capacitar só para o mercado de trabalho, mas também para a vida. Por isso, a realização de ações como essa que visam promover uma mudança cultural e comportamental.