UEMA participa da cerimônia de abertura do XL Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas

Por em 4 de abril de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram, ontem à noite (03), no Palácio Cristo Rei, a abertura oficial das atividades do XL Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras da Regional Nordeste.

Nesta edição, o Encontro aborda a temática “Extensão Universitária: saberes e práticas”, tendo como objetivo compartilhar as práticas extensionistas entre os parceiros, bem como aprofundar as discussões dos grupos temáticos, acerca da política de extensão no âmbito regional.

Na solenidade de abertura, compuseram a mesa diretora dos trabalhos, o reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira; o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; o coordenador do Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex) da Regional Nordeste, o professor  Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra; a vice-coordenadora do Forproex, a professora Maria Helena da Rocha Besnosik; e as pró-reitoras de Extensão da UEMA e UFMA, respectivamente, Vânia Lourdes Martins Ferreira e Marize Barros Aranha.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Vânia Ferreira, foi a primeira a dirigir seu pronunciamento ao público, desejando boas vindas aos presentes e um encontro bastante proveitoso. “Que possamos discutir os saberes e práticas, recolocando a ética diante de nossos compromissos políticos e da responsabilidade social atribuída a cada gestor. Que a política de extensão proposta pelo Fórum nos possibilite avançar e alcançar a transformação de nossa sociedade” enfatizou.

Na ocasião, o coordenador do Fórum, Eduardo Sarmento, fez uma retrospectiva histórica do Forproex, ressaltando a importância da extensão como atividade estruturante da reflexão universitária. Esse pensamento também foi partilhado pela professora Maria Helena Besnosik, que, oportunamente, realçou a necessidade de se pensar a extensão como uma atividade indissociável da pesquisa e do ensino.

O reitor José Augusto Oliveira desejou boas vindas aos participantes oriundos de 20 universidades públicas da Regional Nordeste. “Sejam bem-vindos a nossa Atenas Brasileira. Este Encontro se constrói com base em um novo olhar sob as práticas da extensão, visando à construção de políticas extensionistas eficazes e beneficentes às nossas instituições, e, sobretudo, à sociedade civil organizada”, assegurou o reitor.

Marize Aranha destacou que as atividades do Forproex reafirmam o ideal de universidade desejado, que é uma universidade que prima por sua função social. “O Encontro visa discutir e descobrir caminhos que levem ao cumprimento do compromisso social, que é a efetivação das relações sociais da Universidade com a sociedade no seu tempo e no seu meio”, garantiu.

Para o reitor Natalino Salgado, “o Encontro representa um momento singular e os debates certamente serão desafiador, visto que os gestores discutirão, por meio de suas experiências práticas, as atividades de extensão, que se voltaram sem fronteiras, sobretudo com o processo de expansão por que passam as universidades públicas brasileiras”, pontuou.

As atividades do evento estão sendo realizadas no Calhau Praia Hotel e se encerram nesta sexta-feira (05).A programaçao compreende mesas redondas, palestras e visitas a projetos de extensão, como, por exemplo, o herbário da UFMA e o projeto Equinox da UEMA.