Uema participa de Seminário de mobilização da ODM

Por em 25 de abril de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou, na tarde de ontem (25), do Seminário de Mobilização dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), no Palácio Henrique de La Roque.

Representaram a Uema o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; a coordenadora de Extensão da Proexae, Maria José Aroucha; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; e o coordenador do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Uema, Jucivan Ribeiro Lopes.

Os ODM desenvolvem como prioridades ações como a erradicação da fome e da extrema pobreza, enfrentamento a violência contra a mulher, combate a desigualdade de gênero e responsabilidade ambiental. O envolvimento dos órgãos públicos municipais, estaduais, do poder federal, da sociedade civil e da iniciativa privada foi pactuado como ação indispensável nesse processo. No Seminário, foram expostos os objetivos do movimento, algumas ações e estratégias, além da apresentação da proposta de trabalho do Núcleo Maranhense de Disseminação dos ODM.

O Seminário reuniu representantes de vários órgãos do estado, e contou com a presença do representante da Secretaria-Geral da Presidência da República e assessor dos ODM, Maurício Dutra Garcia que, na oportunidade apresentou, em sua palestra, a visão dos ODM, e falou sobre a importância do movimento para o desenvolvimento do país. Conforme explicou, “é importante que todos participem da mobilização, pois não se pode permitir que pessoas permaneçam abaixo da linha da pobreza”.

O professor Antônio Pereira destacou que a Universidade pode contribuir muito com essa iniciativa, pois segundo ele, muitas questões exposta no Seminário também são áreas de interesse e de responsabilidade social da academia. “A capilaridade da Uema nos permite isso, por estarmos presentes em todos os municípios, por meio dos 21 campi”, afirmou o pró-reitor.

Sobre os ODM – Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015. São eles: erradicar a extrema pobreza e a fome; desenvolver educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.