Uema realiza Aula Inaugural de Especializações na Área de Segurança Pública

Por em 9 de abril de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite de ontem (08), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a aula inaugural dos cursos de Especialização em "Gestão de Segurança Pública, Defesa Civil e Cidadania" e em "Direitos Humanos e Mediações de Conflitos".

Fizeram parte da mesa de autoridades o vice-governador Washington Luís Oliveira; o reitor da Uema, José Augusto Oliveira; o secretário de Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós- Graduação da Uema, Porfírio Guerra; o Secretário Adjunto de Segurança Pública, cel. Antônio Roberto de Moraes, que na ocasião representou o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluízio Mendes; o deputado Federal, Lourival Mendes, o diretor de Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), José Antônio de Carvalho; e a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Sueli Andruccioli Felix, conferencista do evento.

Os cursos são voltados para profissionais do segmento da segurança pública: policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, peritos, guardas municipais e sociedade civil organizada portadores de diploma de graduação.

Durante a solenidade, o vice-governador Washington Luís destacou: “Esses profissionais serão multiplicadores de ações voltados para cidadania. Quero parabenizar o reitor José Augusto Oliveira e o secretário Aluízio Mendes por firmarem um convênio para a realização desses cursos, que terão como foco a prevenção e a diminuição da violência e criminalidade, além de promover a mediação de conflitos e dos direitos fundamentais dos cidadãos”.

Na oportunidade, o reitor José Augusto parabenizou a todos e deu as boas-vindas aos ingressantes. Ele ressaltou a importância dos cursos para o Maranhão e manifestou a satisfação da Uema em está envolvida em uma iniciativa que propiciará mais segurança e qualidade de vida para os cidadãos. De acordo com ele, “esse momento é um exemplo do muito que a Universidade tem desenvolvido, do trabalho com espírito colaborativo, visando dias melhores para a sociedade maranhense”.

Ainda sobre a realização dos cursos, o cel. Antônio Roberto explicou que a intenção é “qualificar o sistema público de segurança para oferecer uma melhor prestação de serviços, além de ser uma oportunidade de discutir, no âmbito da academia, a questão da segurança pública”, ressaltou.

A professora Vera Lúcia Bezerra Santos, que coordena o “Curso de Gestão de Segurança Pública, Defesa Civil e Cidadania” comentou que havia um apelo muito grande por parte dos graduados no Curso de Formação de Oficiais de uma educação continuada. Ela esclarece que foram 40 vagas para profissionais da segurança e 10 para membros da comunidade, “porque a segurança pública é uma questão séria, que envolve a todos, então a comunidade não é só cliente, mas partícipe do processo de gestão”, apontou.

Desfeita a mesa de abertura, a professora Sueli Andruccioli Felix, ministrou a palestra “Segurança Pública no Brasil: história e paradigmas”.