Vice-reitor preside Outorga de Grau e visita obras em Bacabal

Por em 5 de abril de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite de ontem (04), por meio do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB), na Igreja Batista Ell Shamah, localizada no centro da cidade, uma importante solenidade de Outorga de Grau, presidida pelo vice-reitor Gustavo Pereira da Cota, para 50 formandos dos cursos de Administração, Letras, Pedagogia, Medicina, Enfermagem e Ciências, com habilitação em Matemática, Química, Física e Biologia.

Ainda participaram da cerimônia, o pró-reitor de Administração, Walter Canales, a diretora do CESB, Rozilma Soares Bauer; o assessor da reitoria, César Choairy; a diretora do Curso de Administração, Ádamas Galvão; a diretora do Curso de Pedagogia, Francimary Martins; a diretora do Curso de Ciências, com habilitação em Matemática, Química, Física e Biologia, Rosemary Soares Ribeiro; o gestor de Educação do Município, Pedro Neto da Silva; o diretor da SAAE, Leonardo Lacerda; o pastor da Igreja Batista, Francinardo Lopes, chefes de Departamentos, professores e familiares dos formandos.

No seu discurso, o professor Gustavo Costa, falou aos formandos sobre a importância da universidade, do seu papel diante da sociedade. “Tudo que a Uema tem realizado em 31 anos de existência foi produto do trabalho de muitos. Resultado da persistência, dedicação e crença de professores, técnicos, colaboradores e estudantes. Graça a qualidade de sua comunidade acadêmica, a Uema é grande, uma Universidade do Maranhão”. E acrescentou: “Para isso, exige-se uma gestão profissional, sem amadorismo, sem improvisos”.

Para ele, faz-se necessário que o desenvolvimento acadêmico, seja acompanhado do respectivo desenvolvimento gerencial. “A formação em nível superior, é um sonho de muitos, mas alcançados por poucos. É conquistada com esforço, dedicação, sacrifício e muita coragem. E concluiu dizendo: “Não se esqueçam da Uema, Universidade que os acolheu, preparou e que sempre lhes servirá de abrigo e referência”.

A diretora do CESB, Rosilma Bauer, que também saudou os formandos, informou que a chegada da Uema em Bacabal, trouxe uma contribuição intelectual e social muito grande. Ela comentou, ao se dirigir aos novos profissionais lançados no mercado pela Universidade. “Bacabal mudou, nós mudamos, vocês mudaram e mudarão muito mais. É a Universidade mudando os rumos da nossa história”. E, como diretora do centro, aconselhou: “A partir de agora tudo está em suas mãos, novas atitudes, novas ações, novos rumos, enfim, uma administração de novos tempos. Vocês estão recebendo um diploma, diploma este que é um símbolo da vitória daqueles que tiveram a oportunidade nas mãos e souberam desfrutar dela”.

Já o orador oficial pelos formandos, Leojane de Jesus Silva comentou que, depois de longos anos juntos, a saudade dos colegas e dos mestres que os direcionaram para uma vida nova é inevitável. “Nós sabemos que a partir de amanhã, cada um de nós vai seguir seu próprio caminho, e, com essa perspectiva, será impossível apagar os traços da nossa história. Jamais vamos esquecer os momentos de alegria e de lágrimas que compartilhamos entre alunos e professores, e do que a Universidade Estadual do Maranhão fez por nós”.

Nos 23 anos de existência, o CESB graduou, até o hoje, 5. 337 profissionais por meio dos cursos regulares e dos programas, como o UemaNet, Procad e PQD.

Durante a visita ao CESB, o vice-reitor aproveitou a oportunidade para reunir com os alunos do Curso de Direito, objetivando discutir e encontrar solução para os problemas do curso. Além disso, reuniu com a direção e professores do centro, para tratar de assuntos administrativos. O professor também visitou as reformas que estão em andamento e as obras que serão reiniciadas em breve no CESB.