Aberta a 1ª Semana do Zootecnista na Uema

Por em 15 de maio de 2013

Foram iniciadas, na manhã desta quarta-feira (15), as atividades da 1ª Semana do Zootecnista, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Fizeram parte da mesa de abertura oficial a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA), Osvaldo Rodrigues Serra; o diretor do Curso de Zootecnia, José dos Santos Pinheiro; o chefe do Departamento de Zootecnia, João Soares Gomes Filho; e o presidente do Diretório Acadêmico de Zootecnia, Klevis Almeida.

Com o tema “Zootecnia e o Agronegócio no Estado do Maranhão”, o evento consiste numa série de palestras, debates e minicursos (que abrangem temas atuais e pouco abordados na graduação) até a confraternização entre estudantes e professores do Curso de Zootecnia, por ocasião do Dia do Zootecnista – comemorado na última segunda-feira, 13 de maio.

A Semana é uma realização do Diretório Acadêmico de Zootecnia, com o apoio da Direção do Curso e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima). Conforme o diretor do Curso de Zootecnia, José dos Santos Pinheiro, trata-se de um evento fundamental para a complementação da formação profissional dos futuros zootecnistas.

Segundo Sâmara Adrielle França Melo, vice-presidente do Diretório, “a ideia é expor e debater com os estudantes de todos os períodos de Zootecnia temas ligados às inovações do setor, principalmente nas áreas de nutrição, reprodução, manejo, melhoramento genético, entre outros que são bastante exigidos pelo mercado de trabalho”.

A 1ª Semana do Zootecnista prossegue até sexta-feira, 17 de maio, com a realização de palestras, no período da manhã, nos auditórios do CCSA e da Zootecnia. Já os minicursos serão realizados no período da tarde nas salas de aula do prédio do Curso de Zootecnia.

O Dia do Zootecnista – O Dia do Zootecnista é celebrado no dia 13 de maio, em alusão à criação da Faculdade de Zootecnia de Uruguaiana/RS em 1966.

A Faculdade de Zootecnia de Uruguaiana foi a primeira faculdade de Zootecnia do Brasil, tendo como idealizadores os professores Octavio Domingues e José Francisco Felice.