Alunos do CFO/Bombeiro da Uema participaram do curso de resgate e salvamento no Equador

Por em 24 de maio de 2013

Os alunos do 3º ano do CFO/Bombeiro Militar da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram no período de 04 a 10 deste mês do curso de “Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas” (BREC) no Equador. O Curso é desenvolvido na Academia de Bombeiros de Guayaquil (Equador) e tem reconhecimento Internacional.

Além dos 20 cadetes do CFO/BM da Uema também participaram deste curso outros membros do Corpo de Bombeiro e da Policia Militar do Estado do Maranhão.

O BREC é de suma importância na construção de conhecimentos para a formação destes alunos, pois simula situações sinistras que possam ocorrer nas ruas da cidade, visto que nesta possui edificações com vários pavimentos que podem aumentar as dificuldades de resgate. As instruções serviram para manter os militares atualizados com as novas tecnologias e manter preparados para atuar nas mais complexas ocorrências. É imprescindível que os militares tenham ampla familiaridade não apenas com os equipamentos, mas também com as formas de gerenciamento de um local de desastre.

Os alunos aprenderam a aplicar as técnicas de capacitação que são empregadas conforme as técnicas internacionais padronizadas pela OFDA- LAC/USAID (Gabinete de Assistência para Desastres da Agência para o Desenvolvimento Internacional do Governo dos Estados Unidos da América- região para América Latina e Caribe) e INSARAG, tendo como principais técnicas, a localização da vítima que é de grande importância no tempo de resposta no resgate, retirada da vítima, transposição de obstáculos em uma estrutura colapsada e ambiente confinado que é uma característica muito presente neste tipo de incidente.

Nesta ocasião os Cadetes Bombeiros Militar junto com o Prof. Dr. Fernando Lima de Oliveira, diretor do CFO/BM da Uema agradecem aos professores do Curso e Pró-Reitores, que contribuíram para a formação profissional dos alunos.