Alunos do curso técnico em Guia de Turismo da UemaNet participam de treinamento na Setur

Por em 29 de maio de 2013

64 alunos do curso técnico em Guia de Turismo, modalidade a distância, do Polo São Luís e São José de Ribamar, da Universidade Estadual do Maranhão, intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), participaram de um trreinamento, nos dias 27 e 28 de maio. A formação foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e tem carga horária total de oito horas.

Durante esses dias, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre macro programa de turismo do Maranhão, o Plano Maior, os Polos Turísticos, a Campanha do Turismo Sustentável de Infância (Tsi), Cadastur e rotinas dos postos de atendimento.

"Esse momento tem como objetivo articular os conhecimentos adquiridos aqui para que esses alunos já possam atuar também como sujeitos nesse processo. Essa é  a preocupação da Universidade. E claro que esses alunos podem atuar, futuramente, nos projetos da própria secretaria de Turismo", disse a coordenadora pedagógica do e-Tec/cursos técnicos, Sandra Regina.

Para o aluno Edson Lemos a capacitação é de suma importância. "Estamos conhecendo coisas novas, como o Plano Maior, que ainda não conhecia e muitos outros projetos. É muito bom aprender e poder passar esse conhecimento para outras pessoas, fazendo-as se apaixonarem também pelo Maranhão", destaca.

Opinião compartilhada pela turismóloga e tutora presencial, Luciana Castro: "A secretaria, como parceira das instituições de ensino, está dando esse suporte de conhecimento relacionado ao planejamento do Estado, ao desenvolvimento do turismo. Então, os alunos só têm a ganhar e, com certeza, eles contribuirão como agentes transformadores dessa realidade para o desenvolvimento do turismo. Esse treinamento é um complemento dos que eles aprendem dentro do curso, qualificando-os para uma melhor atuação na sua área".

A superintendente de Relações Institucionais da Setur, Sandra Rodrigues, aproveitou a oportunidade para destacar a falta dessa mão de obra no mercado maranhense. "É muito bom ver a quantidade de alunos que serão formados pela Uema. É bom saber que as demandas do mercado, que sofre com a falta desse profissional, serão atendidas. O Guia de Turismo é uma figura muito importante para a nossa cadeia turística", ressaltou.

O treinamento continua nos dias 02 e 03 de junho. Após a oferta aqui em São Luís, a intenção é levar essa formação, também, para os outros polos, nos quais a Uema também oferta o curso técnico em Guia de Turismo como Barra do Corda, Arari e Açailândia.