Atlas de Histologia Veterinária foi lançado na Uema


Por em 24 de maio de 2013



A solenidade de lançamento do Atlas de Histologia Veterinária, organizado pelas professoras Ana Lúcia Abreu-Silva e Débora Martins Silva Santos, ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). 

Para prestigiar os autores do atlas, participou do evento o reitor José Augusto Silva Oliveira, que enalteceu a iniciativa e elogiou a qualidade do trabalho produzido. Também estiveram presentes o pró-reitor de Administração da Uema, Walter Canales Sant’Ana; os professores José Gomes, Ricardo de Macedo Chaves, Cláudio Luís Nina Gomes, entre outros, assim como alunos e servidores da universidade.  

Impressa pela Editora Uema, a obra é composta de 14 capítulos, elaborados por vários colaboradores, entre os quais professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias da Uema.

Parte da estrutura curricular da área de Ciências da Vida, a disciplina Histologia é de fundamental importância para a formação de médicos veterinários, zootecnistas, médicos, bioquímicos, fisioterapeutas, enfermeiros e biólogos. Por isso, nesta primeira edição, o atlas apresenta lâminas de várias espécies animais de forma generalizada, ressaltando, porém, algumas espécies animal por apresentarem um plano histológico diferenciado.

Em seu pronunciamento, a professora Débora Martins Silva Santos expressou sua satisfação em compartilhar com os demais participantes o lançamento do Atlas de Histologia Veterinária. “Por isso agradeço a todos, principalmente a Deus por ter nos concedido essa vitória. A elaboração do atlas não foi fácil, mas conseguimos alcançar nosso objetivo que era o de fornecer aos alunos um instrumento que facilite a compreensão de uma disciplina que é base, mas que também auxiliará no aprendizado de outras, como Patologia e Imunologia”.

A professora Ana Lúcia Abreu-Silva também demonstrou alegria por realizar mais esta obra com a colaboração de outros pesquisadores e com o total apoio da Uema e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). “Agora, esperamos que, com o presente atlas, os alunos possam usufruir de uma obra que os auxiliem na compreensão da anatomia microscópica e esta sirva de pilar para outras disciplinas como a Patologia, Imunologia e Fisiologia”, disse a organizadora da obra.  



Últimas Postagens