Aula prática: um ?city tour? pelo Centro Histórico

Por em 22 de maio de 2013

O cenário não poderia ser mais propício: um belíssimo dia de sol e um conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade. Assim, os alunos do curso técnico a distância em Guia de Turismo da Uema, intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, realizaram a aula prática, intitulada “Vivência Roteiro Turístico”.

Esta foi a primeira atividade prática e a ideia é inicializar os alunos dos polos de São Luís e São José de Ribamar nas características e comportamento do profissional para que o mesmo possa desenvolver o trabalho com excelência e tornar o passeio dos turistas uma experiência satisfatória. Na prática, os alunos se comportaram como um grande grupo de turistas para que o guia, Marcelo Rodrigues, pudesse identificar situações favoráveis, ou não, e sinalizar quais devem ser as atitudes esperadas.

A coordenadora do curso técnico a distância em Guia de Turismo, Wasti Cunha, fala sobre a proposta da atividade in loco. “É uma forma de trazê-los para observar de perto tudo aquilo que foi apresentado nas atividades e fóruns, além de ser uma forma de aprendizagem espontânea sobre a história e a cultura de São Luís. É prazeroso enxergar a satisfação do nosso aluno quando ele questiona e quer saber mais. Então, nós estamos muito felizes em proporcionar essa atividade prática”, disse ela.

O grupo saiu da Rua Portugal, passou pela Galeria da Arte, seguiu pela Rua do Trapiche para chegar ao Mercado das Tulhas (Praia Grande). De lá seguiram para a Praça Pedro II, fizeram uma pausa para conhecer a Catedral da Sé, depois desceram a Rua do Giz para caminhar até o Convento Mercês. De lá, o grupo seguiu de ônibus até a Praça Maria Aragão, onde pararam para conhecer o único projeto do arquiteto, Oscar Niemeyer, na capital. E para finalizar o “city tour”, o grupo visitou a orla percorrendo as praias na extensão da Avenida Litorânea e praia da Ponta d’Areia, retornando à Praia Grande.

Os estudantes do curso em Guia de Turismo têm um mercado favorável e que precisa de profissionais, como afirma Marcelo Rodrigues: “Com seu conjunto arquitetônico, São Luís é um verdadeiro museu a céu aberto. E o mercado local precisa bastante desse profissional. Percebemos essa demanda durante a alta estação. Quanto maior o fluxo de visitantes, percebemos que nós, que estamos no mercado, nos desdobramos pegando até dois ou três passeios por dia para suprir essa necessidade”.

A aluna, Telma Jansen, aprovou a aula prática e demonstrou satisfação em ter aprendido mais conteúdo sobre a cultura maranhense para agregar ao conteúdo das outras aulas, além de ressalta de ter ressaltado que o “city tour” foi uma boa oportunidade para interação entre os alunos, professores e a coordenação do curso.