?Ciência e Vida? 2013 encerra suas atividades com premiação

Por em 31 de maio de 2013

O “Ciência e Vida” encerrou suas atividades, na tarde dessa quarta-feira (29), no Centro de Convenções de São Luís, Pedro Neiva de Santana. O evento, que teve início no domingo (26), reuniu estudantes de vários polos do Programa Darcy Ribeiro e de outras Instituições de Ensino, além de professores e pesquisadores de renome nacional.

Após a realização de palestras e mesas redondas, houve o momento mais esperados, a premiação dos congressistas. Foram premiados os professores Ana Rita Bezerra da Silva, do polo de Açailândia e Cícero Carneiro Aragão, polo de Pedreiras, como coordenadores destaque. Os polos destaque em infra estrutura foram o de Viana, coordenado pela professora Sheila Moraes dos Santos e o de Pastos Bons, coordenado pela professora Dayana Raquel Correa.

A premiação dos trabalhos na modalidade painel das áreas de Biologia, Química, Física, Matemática, Letras e Educação foram respectivamente:

·         “Percepção de moradores do povoado barro preto sobre o uso da fauna silvestre, São Mateus do Maranhão” das alunas Andressa Jaqueline Costa, Gabriella Cristina Silva, Maria NerizaMartins, Nágela Gardênia Santos, Janaina Dantas e “Biomarcadores histológicos em sciadesherzbergii (siluriformes, ariidae) para avaliação de impacto ambiental na Baía de São Marcos em São Luís-MA”, da aluna Michelly Mendes;

·         “Cantina Interativa” dos alunos, Danilo Soares, Ado da Silva, Fabio Cardoso, Jean Lucas Zanella, Valeria Matos, Francisca Nubia Oliveira;

·         “Sugestão de experimentos referentes à eletricidade e magnetismo para utilização no ensino médio”, dos alunos Antonio Marcos Lima, Ana Claudia Santos, Odete Silva, Poliana Silva, Janaína Dantas;

·         “Aprendendo matemática através da pesquisa: um olhar etnomatemático do povoado Centro dos Ramos”, da aluna Ana Priscila de Sousa;

·         “Comunidade negra: o grau de organização politica da comunidade quilombola de frechal do município de Mirinzal”, dos alunos EdimilsonCosta, Dalton Cardoso, Maria de Jesus Câmara;

·         “Compreensão e produção textual: breves considerações”, dos alunos Maria José Nélo eMaycon

Cesar Pereira e “Educação ambiental: “hábitos saudáveis” integrados á cultura indígena na aldeia rubiácea” dos alunos, Ronildo de Sousa, Elayne dos Santos, ElidielAntonio, Gedeão Rodrigues, AntoniaTuana Oliveira.

Os alunos premiados por melhor rendimento do curso de Biologia foram Leandro Pereira Rezende e Francisco Ferreira Viana Júnior; de Química, Josiane Barbosa Ferreira e Alexandre Augusto Cerqueira Rodrigues; de Matemática, Ivone Sousa Sant

os e Magno Fernando Almeida; de Física, Maria Keliane Macêdo e Jessé Araújo; de Letras, Joana Pereira e DyonWillysAcacio e de História, Eliana Campos, Dhenne Kelly Rodrigues e Gilmar Silva de Meireles;

Os professores destaque foram Ozimo Pereira da Rota Campos e Hellen Mamede da Rota Fog. Para finalizar o evento foi apresentada a equipe campeã do desafio acadêmico, do polo de Barreirinhas.

O Ciência e Vida 2013 teve como tema “Educação, Interação e Interatividade”, a tríade que instigou os acadêmicos a refletirem a construção do conhecimento como um processo dialógico, com mais envolvimento, mais estreitamento das relações e a construção de uma nova metodologia baseada na aprendizagem a partir da motivação, integração e do uso das tecnologias, além de ter proporcionado a dimensão e abrangência do Programa Darcy Ribeiro que atua no Maranhão em 43 polos.

A programação do evento ofereceu 2 palestras gerais, 3 palestras simultâneas, 6 mesas redondas, com profissionais de renome nacional e local, além de apresentações de 180 trabalhos científicos que trataram sobre as áreas das ciências e educação, servindo como instrumento de valorização da produção científica.