?Ciência e Vida? debate a importância do uso de laboratórios para formação de professores

Por em 28 de maio de 2013

Aconteceu na manhã desta terça-feira (28), no auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana, durante o “Ciência e Vida”, uma mesa redonda, que destaca a importância do laboratório para formação de professores, com o tema “Laboratório de Ensino de Biologia e Química na formação de professores”, ministrada pela professora Raimunda Nonata Fortes, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A mesa redonda teve como mediadora a professora Janaina Dantas, do Programa Darcy Ribeiro/Uema, e como debatedor o professor Antônio Francisco Fernandes Vasconcelos, da Uema.

Na oportunidade, a professora Raimunda destacou que o educador em ciências tem sido exposto a diversas demandas. É necessário, na formação de professores o convívio dos docentes em um ambiente de investigação científica, desenvolvendo técnicas para realizar uma abordagem prática e, assim, incentivar o interesse nos alunos para ensino das ciências.

Para desenvolver uma abordagem prática é preciso utilizar laboratórios de pesquisa, onde serão realizados procedimento; experimentos; simulações e análises; e laboratórios de ensino, para que os professores busquem os conhecimentos existentes.

“O uso do laboratório na formação de professores é um método de aprendizagem de fundamental importância, no qual é possível acompanhar o desenvolvimento científico abordando novos temas e repassando novos conhecimentos para a sala de aula. Além disso, observa-se a importância da relação do uso dos laboratórios com a tecnologia, a fim de facilitar as simulações”, enfatizou Raimunda Fortes.