?Ciência e Vida? – Segundo dia de apresentação dos trabalhos científicos na modalidade painel


Por em 28 de maio de 2013



O segundo dia de apresentação dos trabalhos científicos no evento “Ciência e Vida”, no foyer do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, contou com a exposição de 92 painéis, sendo que 13 foram da área de Química, 21 da área da Educação, 34 da Biologia, 05 da Física, 05 da Matemática, 05 da História e 09 da Letras.

Dentre os trabalhos destaca-se o das alunas Vânia Pereira Carvalho, Leandra Ferreira da Paixão, Dayane Pinheiro do Nascimento, Lorena Kercia Ferreira, Nayze de Carvalho e Eliane Braga do curso técnico de Meio Ambiente do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (CEMP-MA) que a partir de uma aula de campo levantaram os impactos na área da Lagoa da Jansen e as possíveis medidas para minimizá-los.

O objetivo do trabalho foi integrar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as questões ambientais a partir de uma situação real em um contexto local, a fim de abordar a realidade e minimizar os impactos existentes. A pesquisa foi desenvolvida no mês de fevereiro com uma análise histórica, no qual se verificou o antes e depois da urbanização na área da lagoa.

Em consequência desse projeto foi desenvolvido outro trabalho intitulado “Problemas socioambientais na laguna da Jansen, São Luís – MA”,que destacou os problemas socioambientais da lagoa e apresentou medidas para melhoria da área, tais como: a necessidade da educação ambiental e a fiscalização dos órgãos responsáveis.

Outra trabalho de destaque foi “Reaproveitar: um jeito simples de reutilizar materiais descartáveis”, dos alunos Micilane Nascimento, Boaventura Martins, Ester da Silva Costa Soares e Vanessa Pereira do curso de Letras do Polo do Darcy Ribeiro de Coelho Neto. O objetivo foi conscientizar a comunidade da importância de preservação do meio ambiente e para isso foi feito, junto com a comunidade, a gestão da coleta de lixo, a fim de que fossem reaproveitados.

“Durante o desenvolvimento do projeto foi feito um desfile ecológico como forma de incentivo para que a população reutilizasse materiais recicláveis no dia-a-dia e realizasse a fabricação de artesanato. Além disso, foi solicitado que a associação de moradores do bairro continuasse com o trabalho para mobilizar constantemente os cidadãos, e com isso, minimizasse a quantidade de lixo na área”, concluiu Vanessa. 



Últimas Postagens