?Ciência e Vida? tem apresentação de trabalhos científicos na modalidade painel

Por em 27 de maio de 2013

Dando continuidade ao evento “Ciência e Vida”, durante a tarde dessa segunda-feira (27), os alunos do Programa Darcy Ribeiro fizeram a apresentação dos trabalhos científicos aprovados na modalidade painel, no foyer do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Na oportunidade, foram expostos trabalhos abordando várias áreas do conhecimento dos vários Polos do Darcy Ribeiro e de outras Instituições. Dentre os trabalhos apresentados, 12 foram da área de Química, 22 da área da Educação, 33 da Biologia, 04 da Física, 05 da Matemática, 04 da História e 08 da Letras, em um total de 88 painéis.

Dentre os trabalhos destaca-se o da aluna Gracionete Carvalho do curso de Matemática do Polo Darcy Ribeiro de São Mateus, intitulado “O lixo se transformando em luxo: uma forma lúdica de aprender matemática brincando”, no qual o objetivo é incentivar os alunos a confeccionar seus próprios jogos lúdicos com materiais recicláveis, e com isso é possível suprir a carência desses jogos em escolas públicas, preservar a natureza e fazer com que os estudantes assimilem melhor os conteúdos.

“Com essa técnica observou-se que os alunos ficaram mais interessados e motivados nas aulas, porque sabemos que a Matemática é um assunto que gera bastante dificuldade de aprendizado e objetivando fazer com que eles vejam a Matemática como uma disciplina prazerosa”. E complementou, “a apresentação desse projeto no “Ciência e Vida” vem contribuir para a divulgação, e ser modelo para outros professores”.

Outra trabalho de destaque foi “A hora da Física: propostas para o ensino de Física do 2º ano do ensino médio através de experiências simples”, dos alunos Raimundo da Silva Cardoso, Edilson Rodrigues dos Santos, Letícia Nóbrega da Silva, Tharles José Gomes Pínheiro, Thamyara Lima de Castro e Janaína Gomes Dantas. O trabalho foi realizado no período de maio a novembro de 2012 na cidade de São Mateus e visa fazer com que os alunos, a partir de experimentos práticos, vejam com materiais bem simples a aplicação da Física na vida cotidiana.

Segundo Raimundo Cardoso, “a aplicação do projeto teve um resultado excelente. Nós dialogamos com os alunos e mostramos na prática como funciona a Física. O objetivo é incentivar os docentes à utilização dessa técnica para que possam inovar em suas aulas e assim facilitar o aprendizado dos estudantes. Com isso, provamos, mesmo com a escassez de laboratório de física, que é possível dar uma aula prática com poucos recursos de maneira atrativa. E concluiu que “é de extrema importância a presença de todos no evento para realizar a troca de experiências entre os acadêmicos do Programa.”