Debates e esclarecimentos marcaram o encerramento do seminário Implantação da unificação curricular dos cursos de graduação


Por em 20 de maio de 2013



 

Aconteceu na última sexta-feira (17), no auditório do Cecen, o encerramento do seminário “Implantação da unificação curricular dos cursos de graduação”, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prog) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O evento contou com mesa-redonda, debates e uma palestra com o Prof. Dr. José Vieira de Sousa, da Universidade de Brasília (UnB), que na ocasião realizou, também, o lançamento de algumas obras de sua autoria. O seminário teve como objetivo esclarecer dúvidas e dificuldades apresentadas pelos diretores de cursos da Uema sobre a unificação dos currículos dos cursos de graduação e suas equivalências.

A palestra de encerramento, ministrada pelo prof. José Vieira de Sousa (UnB), foi a atração principal da noite. Intitulada “Política de avaliação da educação superior”,  abordou as concepções em torno do conceito de políticas publicas na educação superior, gerando atenção e debates dos participantes.

José Vieira definiu as políticas públicas como mediações necessárias entre o estado e a sociedade civil e que, quando há ausência, insuficiência e ineficácia destas há, também, um aprofundamento da exclusão e subordinação social. “Quando o estado busca atender as necessidade sociais básicas do povo, ele implementa e efetiva a política social”, destacou o especialista em Educação.

O professor explicou ainda que o avanço da educação superior nos últimos vinte anos pode ser observado em dois momentos. O primeiro, no governo de Fernando Henrique Cardoso, onde o foco dos investimentos das políticas públicas nesse governo foi o fortalecimento e ampliação da educação básica, cabendo à educação superior ficar centrada na rede privada. “O segundo momento é observado no governo Lula, no qual se percebe não só a preocupação com a educação básica, mas também, com a educação superior. Daí ter havido uma criação expressiva de novas universidades federais, ampliação de campus, concurso específico para professores e técnicos, ou seja, nota-se a ampliação da rede. Com isso, surge uma nova proposta de avaliação concebida numa visão formativa, muito mais voltada para qualidade, de fato”, ressaltou José Vieira.

Segundo o palestrante, o avanço no governo Lula, que continua no governo Dilma, não significa dizer que não existam problemas graves na educação superior e destacou, como principais: a qualidade da avaliação; o distanciamento entre educação básica e a universidade; e a política de pauperização das universidades. “Não basta criar novas universidades, é preciso garantir a manutenção das que já existem. Você tem um grande número de universidades estaduais e federais com uma tremenda necessidade de melhoria da infraestrutura delas” e completou que “é preciso ter um planejamento universitário estratégico bem elaborado em sintonia com as necessidades sociais.”

O seminário contou com a participação dos diretores de centro e diretores de curso da UEMA, assim como técnicos da PROG e convidados, buscando esclarecer em dois dias de atividades as questões em torno da implantação da unificação. “A Pró-reitoria está muito satisfeita com os resultados do nosso seminário. Já faz mais de 10 anos que nós trabalhamos a unificação aqui na Uema e desde 2012 isso passou a ser uma realidade. Nesses dois dias, nós tiramos dúvidas, colocando a pró-reitoria a disposição dos gestores que estavam com alguma dificuldade de implantação,” esclarece Maria Auxiliadora, Pró-reitora de graduação da Uema.

Já para o Prof. Oliveira, diretor do Centro de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa), “esse seminário veio dar uma resposta a uma grande necessidade e anseio da nossa universidade em dar uma formatação igual para a todos os currículos de cursos superiores da universidade. A vantagem desse evento não foi só para o campus de Açailândia, mas sim, para toda a Universidade Estadual do Maranhão”.

O encerramento do seminário contou ainda com uma apresentação musical do grupo do curso de licenciatura em Música da UEMA ao mesmo tempo do lançamento dos livros organizados pelo professor José Vieira de Sousa.



Últimas Postagens