Estudantes do CESBA visitam sítios arqueológicos em Tasso Fragoso

Por em 6 de maio de 2013

Estudantes do 6º Período, do Curso de Letras, do Centro de Estudos Superiores de Balsas (Cesba-Uema), visitaram nesse sábado (4), sítios arqueológicos do município de Tasso Fragoso – Maranhão.

O roteiro foi organizado pelo guia e fotógrafo ambientalista, conhecido como Lirô. A atividade contou com a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Manim Guimarães, que ofereceu aos estudantes um belo café da manhã.

Durante o passeio os alunos realizaram a travessia de barco do rio Parnaíba, visitaram os morros do Garrafão, do Elefante, do Lagarto e o sítio Frutuoso, além da Ladeira Vermelha.

De acordo com a professora Maria Célia de Castro, o objetivo da excursão científica foi perceber “in loco”, sob um ponto de vista histórico-cultural, as formas de desenvolvimento da comunicação humana, desde o homem primitivo. “Os grafismos rupestres encontrados marcam uma etapa da comunicação manuscrita, com estágio dos primórdios da escrita dos povos pré-coloniais do interior do Maranhão. Os grupos habitadores deviam ser os Amanajós e os Crahôs, povos de língua e cultura Macro Gê”, afirma Maria Célia.

Os grafismos registrados são gravuras e pinturas que representam objetos do cotidiano desses povos. São signos não verbais cujo significante, ou forma, representam traços que se assemelham a patas de animais, folhas de palmeira e instrumentos de caça. Dessa forma os estudantes puderam trabalhar o conceito de “signo”, observando a importância que eles têm na vida do homem, em seu processo social e comunicativo.