Mesa redonda do ?Ciência e Vida? faz debate sobre a ética na conduta profissional

Por em 29 de maio de 2013

Na manhã dessa quarta-feira (29), no auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana, durante o “Ciência e Vida”, foi realizada uma mesa redonda sobre a ética na conduta profissional, com o tema “As interfaces da ética na experimentação animal e na conduta profissional”, ministrada pela professora Ana Lúcia Abreu da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A mesa redonda teve como mediadora a professora Antônia Santos Oliveira do Programa Darcy Ribeiro/Uema e debatedoras as professoras Ligia Tchaicka e Alana Lislea de Sousa da Uema.

Na oportunidade, a professora Ana Lúcia apresentou casos que repercutiram na mídia sobre plágio, apresentando artigos reprovados por causa desse ilícito. Segundo pesquisas as fraudes ou suspeitas batem recorde em todo o mundo. Os campeões de fraudes, plágios e duplicação de resultados são os Estados Unidos, e isso se deve, a um maior volume de publicações produzido por eles.

“A Universidade tem que primar pela produção de conhecimento autêntico, o que vai permitir que os artigos sejam bem produzidos é a leitura, sendo trabalhada com cautela para se obter um resultado ético”, concluiu a palestrante.