Periódico da Uema aumenta sua classificação pela Capes

Por em 6 de maio de 2013

A Revista Outros Tempospublicação eletrônica de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recebeu nova avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como periódico de nível B2. A classificação dos periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade sendo A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C, com peso zero.

Fundada em 2004, a revista se constituiu em um espaço de natureza transdisciplinar agrupando, à divulgação de resultados da pesquisa histórica, textos sociológicos, antropológicos e de outras áreas das Ciências Humanas. A publicação tem periodicidade semestral e é mantida pelo curso de História e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – Fapema.

De acordo com Helidacy Maria Muniz Corrêa, diretora do curso de história da Uema, “a obtenção desse importante reconhecimento  servirá de estímulo para aprimorarmos ainda mais a Revista. Agradecemos a todos os leitores e colaboradores, em especial à Universidade Estadual do Maranhão, à PPG e a Fapema pelo apoio indispensável”, enfatiza a diretora.

A revista Outros Tempos  é voltada para a divulgação de artigos inéditos, resenhas e estudos de caso, produzidos por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) como mestres, doutores e pós-doutores, alunos de pós-graduação, pesquisadores de arquivos, institutos e museus. Os pesquisadores da área, interessados em submeter trabalhos, deverão seguir as normas de publicação da revista.

Programa Qualis da Capes

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.