Pesquisador da Uema é premiado no VI Simpósio Internacional do Cavalo Atleta

Por em 24 de maio de 2013

Foto: Manuel da Vera CruzO professor Cláudio Luís Nina Gomes, do Departamento de Clínicas Veterinárias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi premiado durante o VI Simpósio Internacional do Cavalo Atleta (Simcav), realizado este mês, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O trabalho premiado, “Avaliação clínica e laboratorial de soluções eletrolíticas enterais iso e hipotônicas em equinos”, foi desenvolvido em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), José Dantas Ribeiro Filho (quem o orientou no seu doutorado na UFV), Sheila Kreutsfeld de Farias, José Domingos Guimarães, Maria Verônica de Souza e Athina Chaves Donner.

“O estudo comparou os efeitos de soluções eletrolíticas enterais com diferentes osmolaridades administradas via sonda naso-esofágica de pequeno calibre em fluxo contínuo, sobre parâmetros clínicos e de bioquímica clínica em equinos hígidos, dando ênfase para o potencial de hidratação das soluções e seus efeitos sobre o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base”, explicou Cláudio Nina.

Para o pesquisador da Uema, receber o prêmio de melhor trabalho científico no VI Simcav, entre aproximadamente 80 trabalhos inscritos de diferentes países da America latina, é motivo de muita satisfação. “É gratificante por se tratar do reconhecimento do esforço de todos os envolvidos no estudo, além de enaltecer os nomes das instituições que representamos e que investem no nosso desenvolvimento profissional. Sinto-me muito feliz por ter colaborado para que o nome da Uema viesse a ser citado numa premiação relevante”, declarou.

Mais sobre o evento – O Simcav é realizado a cada dois anos pela Escola de Veterinária da UFMG. Seu objetivo é agregar o que existe de melhor e mais moderno em termos de conhecimento técnico nas áreas de clínica médica e cirúrgica, nutrição, reprodução e fisiologia do exercício de equinos e oferecer este conteúdo aos profissionais que se dedicam ao cavalo.

Em sua 6ª edição, o evento reuniu cerca de 400 participantes, entre pesquisadores, expositores, profissionais da área de medicina veterinária, professores e estudantes, que usufruíram de uma vasta programação composta de palestras, conferências, mesas redondas e debates sobre diversos temas relativos aos cuidados e tratamento de cavalos.

Na oportunidade, ainda ocorreu uma tradicional feira de produtos, serviços e equipamentos das empresas parceiras, que demonstraram para os participantes do Simcav o que há de mais novo no mercado de produtos voltados para cavalos, desde suplementos, medicamentos, equipamentos modernos como raio-X digital, entre outras relevantes novidades para o mercado equestre e especialmente para médicos veterinários de equinos.